Portugal sobe a terceiro no "ranking" da FIFA e iguala melhor posição de sempre
A seleção portuguesa de futebol igualou, esta quarta-feira, a sua melhor classificação de sempre no "ranking" mundial da FIFA, ao subir ao terceiro lugar, a mesma posição que já tivera em abril e maio de 2010.
Corpo do artigo
As recentes vitórias na qualificação para o Mundial2014, com Luxemburgo e Azerbaijão, contribuíram para a subida de Portugal no "ranking" da FIFA, que passou a somar 1.259 pontos e encontra-se atrás de Espanha (1.611) e Alemanha (1.459), que mantiveram as posições.
Com a FIFA a contabilizar os 136 jogos disputados no último mês, 76 dos quais de apuramento para o Mundial, também a Argentina subiu ao quarto lugar, com uma progressão de três posições, a Holanda chegou a sexta e a Colômbia subiu 13 lugares e é nona.
A Grécia (10.º), treinada pelo português Fernando Santos e campeã europeia em 2004, voltou a entrar no grupo dos dez melhores, após uma ausência de quase um ano. Os gregos venceram a Lituânia e a Letónia nos primeiros jogos de qualificação.
Inglaterra (5.º), Uruguai (7.º) e Itália (8.º) sofreram ligeiras quedas no "grupo dos melhores", mas a descida mais acentuada na frente aconteceu à Dinamarca, com uma passagem do oitavo para o 18.º lugar.
O Brasil, organizador do Mundial2014, é penalizado por ser o anfitrião da prova: disputa menos jogos e os que realiza são pontuados abaixo da metade, razão pela qual aparece na pior posição desde que existe o "ranking", em 14.º.
A próxima atualização da classificação mundial da FIFA será publicada em 7 de novembro de 2012.