André Vieira prepara-se para ser o piloto na estreia da ASM Motorsport na Ligier European Series. Natural de Amares, vai competir ao volante de um Ligier JS P4.
Corpo do artigo
Com apenas 16 anos, André Vieira pilotou o seu primeiro kart aos nove anos. Aos 15, o piloto português assumiu o volante do seu primeira Fórmula Renault antes de experimentar a Fórmula 4 no campeonato espanhol. Em 2023, concentrou-se nas corridas de Fórmula 4 e disputou a icónica subida do Caramulo Motor Festival, conquistando o segundo lugar na categoria de monolugares.
Fundada em 2006, a ASM Motorsport inicialmente concentrou-se na construção e manutenção de carros de rally e circuito, bem como na gestão de eventos de automobilismo em todo o mundo. Liderada por Alex Sabater, a equipa deu uma reviravolta em 2017, ao embarcar no design dos seus próprios produtos de competição. A ASM Motorsport abre agora um novo capítulo: as corridas de resistência.
“Escolhemos a Ligier European Series porque acredito que oferece um ambiente altamente competitivo e desafiante para o meu desenvolvimento como piloto”, explica o jovem André Vieira. “A série também oferece uma excelente oportunidade de correr em circuitos de renome internacional. Para esta primeira temporada, queremos alcançar a melhor classificação possível. Também quero continuar a melhorar minhas habilidades de condução. A longo prazo, quero que esta temporada sirva de porta de entrada para outras categorias”, acrescentou.
A Ligier European Series conta com circuitos de renome e duas corridas por fim-de-semana. A temporada começará dentro de algumas semanas, nos dias 12 e 13 de abril, no circuito de Barcelona-Catalunha e acabará no autódromo de Portimão, em outubro.