Avançado marcou dois minutos depois de entrar o golo que permitiu aos neerlandeses derrotarem a Polónia (1-2) no jogo inaugural do Grupo D e que teve arbitragem de Artur Soares Dias.
Corpo do artigo
Os Países Baixos estiveram a perder, mas reagiram a tempo de evitar a primeira surpresa no Campeonato da Europa de 2024. Weghorst foi o trunfo neerlandês frente à Polónia e marcou, aos 83 minutos, o golo vitorioso e que vale três pontos importantes na luta pelos oitavos de final.
Este domingo, em Hamburgo, foram os polacos a tomar a dianteira do resultado, com Buksa, o avançado que passou de terceira escolha a titular devido às lesões de Lewandowski e Milik, a marcar contra a corrente do jogo, aí (18 minutos) já inclinado a favor dos Países Baixos.
Por isso, não se estranhou a reação neerlandesa, muito menos o golo de Gakpo, antes da meia-hora, que repôs a igualdade. Até ao intervalo, a seleção de Ronald Koeman esteve perto da reviravolta em várias ocasiões, mas Szczesny segurou o empate até ao intervalo.
A tendência do encontro não se alterou até por volta dos 60 minutos, embora o domínio dos Países Baixos não tenha sido tão acentuado nem ameaçador na segunda parte.
Apesar de não grandes soluções ofensivas no banco, Koeman não aguentou mais a inoperância de Depay, Xavi Simmons e Gakpo e fiou-se em Weghorst e Mallen, colhendo frutos poucos depois, quando o primeiro transformou um passe de Aké numa assistência, marcando na primeira vez que tocou na bola (83 minutos).
Para garantirem os três pontos, os neerlandeses ainda tiveram que contar com o guarda-redes Verbruggen, que defendeu os remates de Swiderski e Zalewski que levavam selo de empate.