As operações de segurança contra o cibercrime relacionado com os Jogos Olímpicos Londres 2012 já resultou na detenção de quase cem pessoas, revelou, esta quarta-feira, a ministra do Interior britânica, Theresa May.
Corpo do artigo
"A polícia também está a trabalhar contra os cibercriminosos, com uma operação policial dedicada a combater aqueles que tentam lucrar ilegalmente com os Jogos", explicou Theresa May, durante uma palestra na "Conferência sobre Segurança nos Olímpicos e Paralímpicos" em Londres.
As quase cem detenções efectuadas estarão relacionadas com esquemas de venda ilegal de bilhetes e alojamento.
Piratas e indignados
Ainda em relação à Internet, a ministra do Interior afirmou que as forças de segurança têm "planos robustos" para ataques de piratas contra os sistemas informáticos dos Jogos ou dos patrocinadores.
Theresa May adiantou também que as autoridades e a organização estão a preparar-se para outras ameaças como protestos de "indignados" que tentem "acampar" dentro dos recintos olímpicos.
Para evitar este tipo de acções disse que vão existir controlos apertados para impedir a entrada de equipamento como tendas nos recintos, as quais a organização terá "poderes disponíveis para remover".
Alta probabilidade de ataque terrorista
Sobre o risco de atentados terroristas, confirmou que as autoridades estão a preparar a operação com base num nível "grave", ou seja, admitindo uma alta probabilidade de um ataque terrorista.
Actualmente o nível de alerta de segurança no Reino Unido é "substancial", uma posição abaixo e terceiro grau numa escala de cinco.
Na semana passada foi efectuado um exercício de segurança conjunto entre a polícia e militares no rio Tamisa com barcos e helicópteros, mas a ministra garante que "nos bastidores, o programa de exercícios e testes é ainda mais impressionante".
"A operação de segurança dos Jogos será a maior operação logística no Reino Unido em tempo de paz", vincou, revelando que vai envolver centenas de milhares de polícias e prolongar-se desde o início do percurso da chama olímpica no país, em Julho, até meados de Setembro.
Os Jogos Olímpicos decorrem entre 27 de Julho e 12 de Agosto e os Jogos Paralímpicos entre 29 de Agosto e 9 de Setembro.