Corpo do artigo
Ramires contraiu uma entorse na tibiotársica e no joelho esquerdo, o que deverá obrigar três semanas de recuperação. Por seu lado, Pablo Aimar tem uma mialgia, mas é certo que jogará o clássico de domingo.
O Benfica chegou a temer uma lesão delicadíssima para o internacional brasileiro, visto que o pé do jogador ficou preso na relva, na partida de anteontem, mas o diagnóstico indicado, ontem, ao final da tarde, pelo site do clube, aponta apenas para uma lesão de média gravidade: entorse na tibiotársica e no joelho esquerdo.
Em situações idênticas, o tempo de paragem varia de três semanas a um mês e meio, dependendo de ter havido, ou não, rotura de ligamentos. No entanto, as águias não dão qualquer informação sobre esse capítulo. De qualquer forma, é praticamente impossível ao jogador recuperar a tempo de defrontar o F. C. Porto. Se tudo correr de acordo com as previsões mais optimistas, estará apto para defrontar o Rio Ave, em Vila do Conde, na primeira ronda de 2010, agendada para 10 de Janeiro.
Ramires fez apenas tratamento, ontem, assim como Aimar, a contas com uma mialgia na face posterior da coxa esquerda. Ao contrário do colega, o médio argentino tem possibilidades de jogar no clássico, pois oito dias são mais do que suficientes para debelar o problema.
O jogo importantíssimo com os dragões está, de resto, já a mexer. Face a tantas ausências e dúvidas, formulam-se questões sobre que onze deverá Jorge Jesus colocar em campo.
César Peixoto e Carlos Martins são os principais candidatos a ocupar os lugares deixados vagos por Di María e Ramires, respectivamente. Ambos têm experiência no lugar e têm a confiança do treinador. Weldon, que também pode alinhar a extremo, e Urreta são outras opções possíveis, mas bem menos prováveis de serem utilizadas de início.
Na posição de defesa-esquerdo, Shaffer deverá recuperar a titularidade. Na frente, mantém-se a dupla Saviola/Cardozo. Caso Pablo Aimar não recupere, Filipe Menezes também avança.
O desenho só fica, contudo, completo no final da semana, altura em que já estará disputado o encontro com o AEK de Atenas. Para esta partida, dificilmente Jesus colocará alguém em campo que possa ser titular com os dragões. Na verdade, está bem escaldado, depois do que se passou no Algarve.
Só talvez Maxi seja hipótese, já que Luís Filipe continua em dúvida. Ontem, o lateral português treinou sob vigilância médica e, se assim continuar, é primeira opção para o jogo que encerra a fase de grupos da Liga Europa.