Rebordosa AC é o sensacional líder da série B do Campeonato de Portugal, mas recusa entrar em euforias
Corpo do artigo
Foram 11 anos na forja dos distritais e sob o calor de uma competição feroz que este Rebordosa se moldou e cresceu até conseguir a ambicionada subida aos nacionais. Um momento de ouro.
Com todo o concelho atento e a desejar voos maiores, presidente, treinador e jogadores não têm como não sentir o afeto e o apoio que lhes é dado. A campanha na época passada na Divisão de Elite da A. F. Porto valeu-lhes a subida e está à vista de todos que a estabilidade de um projeto pode dar frutos. É o caso.
O Rebordosa é o líder inesperado da série B, uma das mais competitivas do Campeonato de Portugal, e já conseguiu derrotar o Lusitânia de Lourosa, o histórico Beira-Mar e o Valadares Gaia, alguns dos grandes candidatos à promoção.
Pelos lados de Rebordosa sente-se ânimo no ar, mas a competitividade nos treinos prova que o trabalho ainda nem vai a meio: "Estamos em primeiro, mas temos bem noção do quão difícil é este campeonato. O objetivo continua a ser a permanência e queremos chegar aos 35 pontos para termos essa almofada. Se conseguirmos, logo se verá o que podemos fazer ainda mais", diz, ao JN, Arlindo Gomes, técnico do conjunto de Paredes.
O sucesso esse vem de um projeto que começou há três anos com a chegada do treinador, de 49 anos, natural de Penafiel. Desde aí que o núcleo duro de jogadores se mantém, algo que Arlindo Gomes não esconde que ajuda: "O meu onze inicial é praticamente o mesmo de quando jogávamos nos distritais à exceção de três/quatro jogadores. Isso acaba por ser muito bom, porque nos permite manter a ideia de jogo que os jogadores já têm bastante assimilada".
Nas palavras do presidente, Joaquim Barbosa, respira-se confiança: "Sente-se a ambição desta terra e conseguimos passar isso para os jogadores e eles sabem o que a freguesia quer. Foi assim que os preparámos para esta época".
Afastar ilusões
A mensagem de uma entrada forte no campeonato ficou bem sublinhada em sete vitórias, que valem a liderança no campeonato, com mais dois pontos que Gondomar e Salgueiros. "O objetivo continua a ser a permanência", alerta o presidente, rejeitando ilusões.
A Figura
Luís Gonçalves, 30 anos, médio
A cumprir a terceira época, o médio é peça chave na equipa. "Não penso nos golos, só quero é continuar a ganhar", diz.
Bilhete de identidade
REBORDOSA ATLÉTICO CLUBE
Fundação: 20-05-1966
Local de jogos: Complexo Desportivo Monte do Azevido
Sócios: 1000
Palmarés: Campeão da Taça da A.F. Porto 1973