Ricardo Velho, do Farense, e Samuel Costa, do Maiorca, foram, nesta sexta-feira, convocados por Roberto Martínez para os jogos da Liga das Nações, frente à Polónia e à Escócia, duelos agendados para este mês. Por seu lado, Tiago Santos e Quenda, presentes na última convocatória, ficaram de fora.
Corpo do artigo
Aos jornalistas, o selecionador afirmou, em conferência de Imprensa, na Cidade do Futebol, em Oeiras, que as chamadas de Velho e de Costa são justas: "Velho é um exemplo de dedicação e de profissionalismo. Joga com consistência e merece a chamada. Por seu lado, o Samu, acompanho-o nos sub-19 e nos sub-21, tem um perfil muito interessante".
No total, foram chamados 26 jogadores. "A Liga das Nações é muito exigente e não faz sentido chamar jogadores nos intervalos de partidas que se realizam num intervalo de 72 horas. É crucial haver competitividade nos treinos". Tiago Santos e Quenda não foram convocados. "É muito importante continuarem, também, nos sub-21, não se pode queimar etapas".
Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Diogo Costa, Rui Silva e Ricardo Velho
Defesas - Dalot, Cancelo, Nelson Semedo, Nuno Mendes, Rúiben Dias, Inácio, Renato Veiga e António Silva
Médios - Palhinha, Samuel Costa, João Neves, Ruben Neves, Otávio, Vitinha, Bruno Fernandes e Bernardo Silva
Avançados - João Félix, Pedro Neto, Francisco Conceição, Trincão, Rafael Leão, Ronaldo e Diogo Jota
Martínez elogiou ainda o desempenho das equipas portuguesas nas provas europeias. "O jogo do Benfica foi de muito orgulho. O Atlético Madrid construiu uma equipa para vencer a Liga dos Campeões. Já o F.C. Porto jogou bem contra o Manchester United e o Sporting continua a jogar com confiança. Isso tudo fala muito bem do futebol português".
Os cartões vermelhos mostrados a Bruno Fernandes, em dois jogos consecutivos, também mereceram um comentário do selecionador. "Assisto a muito futebol e nunca vi duas expulsões tão injustas consecutivamente. É algo muito estranho", realçou. Sobre a ausência de Paulinho, atualmente no Toluca, referiu que a chamada de dois avançados "é suficiente".