Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Neymar compõem o trio que irá lutar, este ano, pela almejada Bola de Ouro.
Corpo do artigo
A escolha dos finalistas para o título de melhor jogador do mundo foi, esta segunda-feira, tornada pública pela FIFA e a "France Football".
O craque do Real Madrid, Cristiano Ronaldo, saiu vencedor deste prémio em 2008, 2013 e 2014 e é o único português no "tridente" final para o "Ballon D'Or". De resto, é presença habitual na lista de finalistas desde 2007, tendo apenas ficado de fora do top 3 em 2010.
Lionel Messi também não falha a lista final desde a mesma altura (2007), tendo ficado sempre entre os dois primeiros classificados na escolha derradeira. Já acumula quatro Bolas de Ouro, que ganhou de forma consecutiva entre 2009 e 2012.
Neymar, colega de Messi no Barcelona, estreia-se no top 3 escolhido pela FIFA. O Brasil regressa, desta forma, às nomeações para a Bola de Ouro: o país do futebol já não via um jogador no trio finalista desde 2007 (o último a conseguir a proeza foi Kaká, vencedor nesse ano.
No futebol feminino, a FIFA nomeou a norte-americana Carli Lloyd, a japonesa Aya Miyama e a alemã Celia Sasic para disputarem o prémio de melhor jogadora mundial.
A decisão final será conhecida a 11 de janeiro de 2016, altura em que Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar saberão qual deles é considerado, pela FIFA, o melhor jogador do planeta.