O português Ruben Faria (KTM) falhou por 1.38 minutos a vitória na 12.ª etapa do rali todo-o-terreno Dakar2013, tendo sido superado pela Yamaha do holandês Frans Verhoeven.
Corpo do artigo
Ao longo de grande parte da etapa, Ruben Faria (KTM) foi dado como líder e tudo parecia se encaminhar para um triunfo luso numa etapa, mas uma provável avaria no GPS de Verhoeven fez com que este "surgisse do nada" no final da etapa, que ligou a localidade argentina de Fiambalá à chilena de Copiapó, e fosse o vencedor.
Verhoeven cumpriu os 319 quilómetros cronometrados em 3:49.15 horas, menos 1.38 minutos do que Faria, que assim se aproximou mais do líder da prova, o francês e seu "chefe de fila" na KTM Cyril Despres. O gaulês lidera com um total de 37:46.59 horas, menos 5.39 minutos do que o luso, que reforçou a sua vantagem para o terceiro: agora menos 8.01 do que o chileno Francisco "Challeco" Lopez (KTM).
"Arranquei em 10.º, mas parti a jante dianteira na ligação. Disse para mim próprio que a jornada começava mal, ao início andei tranquilamente, porque havia pedras, mas depois ataquei nas dunas. Estou contente pelo trabalho que o Cyril fez, e também pelo meu resultado pessoal, mas ainda faltam dois dias", disse no final o piloto, citado pela Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).
Depois de ter sentido dificuldades na véspera, a etapa correu muito melhor a Hélder Rodrigues, que levou a sua Honda ao quinto posto da etapa, mantendo o nono posto da geral.
"A etapa começou com uma parte rápida, onde tive de ultrapassar vários pilotos que partiram para a pista à minha frente e com isso perdi algum tempo. Ataquei quando chegaram as dunas e não tive dificuldades na navegação", disse citado pela FMP.
Em relação aos restantes lusos, Paulo Gonçalves (Husqvarna) foi 16.º na etapa, Mário Patrão (Suzuki) registou um excelente 27.º lugar e Pedro Bianchi Prata (Husqvarna) foi 51.º.
Nos automóveis, Carlos Sousa (Great Wall) começa a defender a sua sexta posição da geral, depois de ter terminado a etapa no sétimo posto, uma tirada ganha pelo espanhol Nani Roma (Mini), com o tempo de 3:36.34 horas. A classificação geral continua a ser liderada pelo francês Stéphane Peterhansel (Mini), com o tempo total de 32:50.02 horas, detendo "confortáveis" 50.21 minutos de vantagem para o sul-africano Giniel de Villiers (Toyota), segundo classificado.
Na sexta-feira, realiza-se a penúltima etapa do Dakar, um troço que ainda pode alterar alguma coisa na prova. Esta penúltima etapa vai ligar Copiapó a La Serena, no sempre em território chileno, num total de 735 quilómetros. Destes, 441 são em setor seletivo, sendo que contra o cronómetro serão percorridos 380 quilómetros.