Ruben Faria, vice-campeão do Dakar2013, "triste" com esquecimento de Passos Coelho
O piloto Ruben Faria, que foi segundo classificado no rali Dakar2013, mostrou-se hoje "triste" por ter sido "esquecido" pelo primeiro-ministro no recente almoço em que Pedro Passos Coelho juntou 12 atletas lusos com conquistas para Portugal.
Corpo do artigo
Segundos após ter recebido o prémio de atleta do ano do CNID- Associação dos Jornalistas de Desporto, na Tribuna de Honra do Estádio Nacional, em Oeiras, Ruben Faria distribuiu os habituais agradecimentos, mas no final do seu discurso lamentou que tenha sido "esquecido" pelo líder do Governo.
"Tenho isto preso na minha garganta e tenho que o dizer. O primeiro-ministro fez um almoço com atletas que obtiveram sucessos para Portugal e esqueceu-se de mim. Não entendi. Em janeiro, todos se lembram de mim e agora nem por isso. Acho todo sabem como é difícil terminar um Dakar na segunda posição", desabafou o piloto de 39 anos.
No último sábado, Pedro Passos Coelho almoçou com alguns atletas portugueses, na residência oficial do primeiro-ministro, no Palácio de São Bento, para lhes agradecer as recentes conquistas desportivas em modalidades como o ténis, o motociclismo e a ginástica.
O almoço reuniu 12 atletas de alta competição, como Emanuel Silva (canoagem), João Sousa (ténis), Miguel Oliveira (motociclismo) e Lenine Cunha (paralímpico).
Já em declarações aos jornalistas, Ruben Faria explicou que foi um "desabafo" e que ficou "triste" com o "lapso" do líder do Governo.
"Não estou chateado, estou apenas triste. Em janeiro, toda gente se lembrou de mim, fui recebido pelo presidente do Chile e agora o primeiro-ministro esqueceu-se de mim. Foi um desabafo. Fazer segundo no Dakar é muito difícil", referiu o piloto da KTM, acrescentando que tem o "desejo" que vencer o próximo Dakar.
Além de Ruben Faria, o CNID também premiou Rui Costa com o galardão de atleta do ano, embora o ciclista não tenha marcado presença no Jamor.
Emanuel Silva e Fernando Pimenta, vice-campeões olímpicos na canoagem (K2 1000 metros) nos Jogos de Londres2012 e a formação de hóquei em patins do Benfica, que conquistou a Liga Europeia, receberam o prémio de equipa do ano.
O tenista Frederico Silva foi a revelação do ano para o CNID e o polaco Ryszard Hoppe, selecionador português de canoagem, foi considerado o treinador do ano.