Rui Costa: "Mourinho dispensa apresentações. Pretendíamos um treinador ganhador"
Rui Costa, presidente do Benfica, anunciou oficialmente esta quinta-feira José Mourinho como novo treinador, em conferência de imprensa no Seixal.
Corpo do artigo
"Era o nosso desejo que no sábado, na Vila das Aves, já tivéssemos treinador. O mister Mourinho dispensa apresentações. É uma honra vê-lo voltar a casa, após 25 anos. Pretendíamos um treinador ganhador e dificilmente encontraríamos um currículo mais vasto. Que seja tão feliz nesta casa, como foi em todas as outras", disse Rui Costa.
Sobre a dificuldade da contratação, diz que um treinador deste calibre "é sempre difícil". "Foi para mim um privilégio enorme perceber que ele tinha vontade de vir treinar o Benfica. Deu-nos força para achar que estávamos com a pessoa certa. Isso facilitou a escolha e a decisão final, por isso conseguimos estar aqui de forma a que o mister dê já o treino desta tarde".
Foto: Patrícia de Melo Moreira/AFP
Questionado se Mourinho é um trunfo eleitoral, Rui Costa comenta que lhe "faz confusão esses termos".
"Estou aqui como presidente do Benfica, estou a escolher um treinador para o Benfica. Faz-me confusão que se use esses termos. A nossa obrigação é o futuro do clube e não pensar em eleições era deixar o clube sem treinador até às eleições? Mourinho é treinador do Benfica porque consideramos que ele tem todos os pergaminhos para estar à frente de um clube como o nosso. Considerámos que tínhamos de alterar a equipa técnica e tinha de ser um treinador capaz de treinar um clube desta dimensão".
Leia também José Mourinho: "Sou o treinador de um dos maiores clubes do mundo"
"Há uma cláusula no final da temporada que deixa a possibilidade de quem estiver a liderar o clube de continuar ou não com o treinador. Estamos a contratar para o Benfica um treinador que não é indiferente ao nível mundial, trata-se de um dos nomes mais conceituados ao nível mundial. [Estamos a] assegurar o futuro do Benfica com um treinador de excelência", anunciou o dirigente encarnado.
Rui Costa comentou a ida a Paredes e o papel de Mário Branco, dirigente das águias, que já trabalhou com Mourinho. "Estou aqui como presidente e não como candidato, mas a minha presença em Paredes estava marcada já bem antes do jogo com o Qarabag. Aconteceu o que aconteceu, tivemos de tomar uma decisão, ontem entrámos em contacto com Mourinho, para ele poder estar aqui a dar o treino, para termos um treinador no banco no sábado. Toda a gente tem um papel importante na estrutura do Benfica, mas pensar em José Mourinho não é uma escolha tão difícil como isso".
Sobre o insucesso dos treinadores durante o seu mandato, Rui Costa "assume as responsabilidades". "O primeiro responsável serei sempre eu porque sou eu quem escolhe os treinadores. Estou grato aos treinadores que trabalharam comigo nestes quatro anos, mas é a vida no futebol. Em países latinos nem sempre se consegue ter treinadores a longo prazo. Schmidt foi campeão mas não teve o sucesso que esperávamos que tivesse, Lage começou com a época começada... Procuro dar esta continuidade aos treinadores, até entendermos que alguma coisa tem de mudar. São coisas que fazem parte do futebol", concluiu.