A evolução das condições proporcionadas às camadas jovens foi determinante para o crescimento do Sporting Clube de Arcozelo, que faz da aposta na formação uma das principais bandeiras. Esta estratégia está a dar frutos, pois o clube segue no segundo lugar da Série 1 da Divisão de Honra, mantendo vivo o sonho de chegar à Elite pela primeira vez na história.
Corpo do artigo
"Cerca de 90% do plantel sénior são miúdos com muitos anos de casa. Queremos fazer da nossa formação uma referência a nível nacional", revela o presidente José Oliveira.
A noção de que os jovens precisam de tempo para crescer foi tida em consideração na preparação desta temporada, mas nem os excelentes resultados fazem o treinador principal tirar os pés da terra. "O objetivo foi sempre fazer uma época tranquila, para garantir cedo a permanência. Está a correr muito bem, mas o campeonato está equilibrado e três jogos menos conseguidos dão a volta à tabela", avisa Pedro Costa, que vê nos atletas da equipa sub-23 os "possíveis reforços" para a segunda metade da temporada.
Mas não é só de futebol que é feito o Arcozelo, o sexto maior clube em número de atletas - 399, entre futebol e futsal - da A. F. Porto, e líder entre as equipas de Vila Nova de Gaia, de acordo com o ranking divulgado pela FPF no início de 2022. "O clube tem ainda futsal e voleibol feminino, mas o grande objetivo é o regresso da equipa de futebol feminino. Era fantástico, até porque fomos dos primeiros a criar esta secção em Portugal, na época 1975/76", diz José Oliveira.
Por agora, o grande entrave ao crescimento do Arcozelo é a falta de infraestruturas. Só tem um campo sintético, insuficiente para albergar todos os escalões de futebol do clube, e por isso o dirigente gostava de contar com "pelo menos mais um relvado de futebol de sete, além dos respetivos balneários". "Financeiramente estamos estáveis, os membros da Direção são pessoas trabalhadoras, que querem ajudar o clube, e isso deixa-nos tranquilos quanto ao futuro. Por agora, vamos jogo a jogo, mas adorava deixar a equipa sénior na Divisão de Elite. Isso sim era o culminar de um trabalho bem feito", assume.
E, com a permanência praticamente garantida, resta ao Arcozelo sonhar com esse feito inédito.