"Queremos fazer melhor que no último jogo, voltar às vitórias e assegurar um dos grandes objetivos da época", diz o treinador do Braga, que poderá carimbar de vez a qualificação para a Liga Europa, assim seja capaz de ganhar ao Belenenses, esta sexta-feira (20.30 horas), no jogo de abertura da 30.ª jornada da Primeira Liga de futebol, a disputar no Estádio Municipal de Braga.
Corpo do artigo
As contas são simples: se ganhar ao Belenenses, que ocupa a sexta posição, o Braga garantirá, no mínimo, o quinto lugar do campeonato, última vaga de apuramento para a Liga Europa; se assim suceder, a equipa minhota, quarta classificada da Liga, abrirá 14 pontos de avanço sobre o rival do Restelo e carimbará imediatamente a qualificação para o torneio da UEFA, porque ficarão apenas 12 unidades em disputa nas quatro últimas jornadas da liga.
Este cenário, minimalista, não é, contudo, o desejado por Sérgio Conceição. O que o treinador quer mesmo é resguardar o quarto lugar e, se possível, aumentar o atual avanço (sete pontos) sobre o quinto classificado, o Vitória de Guimarães, que terá uma saída de risco a Vila do Conde, no sábado, para jogar com o Rio Ave, equipa que ainda tem esperanças, embora remotas, de também chegar ao quinto lugar.
A propósito do Vitória, Conceição garante que a derrota no dérbi da semana passada, em Guimarães, não deixou grandes marcas no Braga: "As derrotas criam sempre algum desconforto, mas não por serem com A, B ou C. Isso, a mim, não me diz nada. O importante, agora, é estar focado no Belenenses, uma boa equipa, que tem feito um bom campeonato e que, com certeza, nos vai colocar muitas dificuldades".
O treinador do Braga tem quase todo o plantel à disposição. A única dúvida reside na utilização de Ruben Micael. O médio ofensivo passou toda a semana a curar-se de uma mialgia e só fez treino condicionado: é bem possível que Conceição o poupe para outro grande objetivo da temporada, a qualificação para a final da Taça de Portugal, que será disputada na quinta-feira da próxima semana, em Vila do Conde (na primeira mão desta semifinal, os Guerreiros do Minho venceram por 3-0). "Vamos ver. O Ruben tem treinado com limitações. Ainda temos um treino amanhã [sexta-feira], vamos ver como ele estará", afirma o treinador.
A única baixa certa para o jogo com o Belenenses é a do defesa brasileiro Djavan, por abuso de amarelos. O lateral esquerdo completou uma série de cinco cartões no dérbi com o Vitória e terá de cumprir um jogo de suspensão. A opção imediata é Tiago Gomes, embora este não jogue há mais de um mês, desde 14 de março, quando foi expulso, por acumulação de cartões, no desafio perdido (2-0) com o Benfica, no Estádio da Luz.