Treinador do F. C. Porto nunca venceu em solo germânico ao leme dos dragões e vai tentar matar o borrego em Leverkusen
Corpo do artigo
Foi na Alemanha que os dragões escreveram a página mais bonita da longa história que possuem na Champions, quando levantaram o troféu em 2004, em Gelsenkirchen, mas o saldo recente das visitas a terras germânicas é bem mais sombrio: há 16 anos que os portistas não ganham fora a uma equipa alemã e, com Sérgio Conceição ao leme, o melhor que conseguiram foi empatar com o Schalke (1-1), na época de 2018/19.
Adepto confesso do futebol da Bundesliga, campeonato que já definiu como o "melhor do Mundo", o técnico foi derrotado em Leipzig (3-2, em 2017/18) e em Leverkusen (2-1, em 2019/20). Na quarta-feira, vai tentar quebrar o enguiço no regresso ao estádio do Bayer, onde o F. C. Porto precisa de pontuar para se manter bem vivo na luta por um dos dois primeiros lugares do Grupo B desta edição da Liga dos Campeões.
Após uma vitória em Hamburgo (1-3), em 2006, e para além das três partidas citadas, os dragões defrontaram, antes da "era Conceição", o Schalke (1-0), o Eintracht Frankfurt (3-3), o Bayern Munique (6-1) e o Borrusia Dortmund (2-0), sempre sem ganhar na Alemanha. Num passado mais longínquo, há registos muito positivos para os portistas em solo teutónico, como o histórico triunfo em Bremen (5-0, em 1993/94) e outro sobre o Hertha (1-0, em 1999/2000), em Berlim.
Pepe é a única baixa
Antes da viagem para Leverkusen, marcada para esta terça-feira à tarde (15 horas), a equipa de Conceição ainda treina de manhã no Olival, com Pepe de fora devido a lesão. O árbitro no duelo da Bay Arena será o húngaro István Kovacs, que curiosamente apitou o jogo da Liga Europa entre os portistas e os "farmacêuticos", no Dragão, em fevereiro de 2020.