F. C. Porto não perdeu com o Benfica nos últimos nove jogos e Conceição cimentou saldo positivo. Schmidt mudou a face da águia, que ainda não conheceu o sabor da derrota nos 18 jogos oficiais desta época.
Corpo do artigo
A 10.ª jornada da Liga abre esta noite (20.15 horas, SportTV1) com um daqueles jogos que ninguém quer perder, no 251.º episódio de uma história que começou em 1930/31 e que, hoje, pode mudar ou confirmar aquela que tem sido a tendência no topo da classificação do campeonato português. O Benfica visita o Estádio do Dragão embalado pela nova filosofia de Roger Schmidt e pelos 18 jogos sem perder em 2022/23, mas pela frente terá um F. C. Porto que, além do estatuto de campeão nacional, vencedor da Taça de Portugal e da Supertaça Cândido de Oliveira, tem cimentado o domínio histórico sobre o rival lisboeta ao longo do reinado de Sérgio Conceição.
Três pontos, mais um golo marcado e menos um sofrido. É esta a vantagem com que as águias visitam a Invicta, situação que até permite imaginar um cenário em que, após o encontro, não haja nada a separar as equipas na classificação: caso o F. C. Porto vença por 1-0, os dois rivais passam a dividir o comando do campeonato e igualados na diferença de tentos. Essas são contas para começar a fazer hoje, a partir das 22 horas, mas o passado recente mostra uma superioridade inquestionável dos azuis e brancos sobre os encarnados.
Desde que Sérgio Conceição assumiu o cargo, em 2017/18, o F. C. Porto venceu nove dos 14 encontros que disputou frente ao Benfica, em todas as competições nacionais, tendo cedido três igualdades e sofrido duas derrotas, a última das quais já data de março de 2019 (1-2, frente a Bruno Lage). Desde então, os portistas contabilizam nove jogos consecutivos sem perder frente às águias - sete triunfos e dois empates -, números que deram mais peso azul ao saldo global. Nos 250 jogos que alimentam a rivalidade histórica entre os dois emblemas, 100 acabaram com triunfos do F. C. Porto, 88 com a festa dos adeptos do Benfica e os restantes 62 terminaram igualados.
capitão de fora
Os dragões enfrentam o clássico desta noite órfãos do capitão Pepe, que continua a recuperar de lesão, e com João Mário e Galeno em dúvida, embora o defesa e o extremo devem mesmo ir a jogo e com possibilidades de serem titulares. No lado benfiquista, Roger Schmidt tem todo o plantel disponível e deve apostar em David Neres como extremo direito.
Preparação
Equipas sujeitas a dois controlos antidoping
A novidade foi avançada por Sérgio Conceição. O treinador portista justificou o pequeno atraso - cerca de 15 minutos - no início da conferência de Imprensa com a realização de testes antidoping ao plantel. "Foi o segundo esta semana", disse o treinador dos dragões, sendo que os exames de ontem foram realizados pela UEFA e os de terça-feira pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), que, anteontem, fez visita semelhante ao Benfica. As águias também fizeram testes antidoping para a UEFA, tal como Sporting e Braga, as outras equipas presentes nas provas europeias.