Um prémio no Carnaval mudou a vida de um adepto das águias na Trofa. No Dragão, aposta no triunfo por 2-1.
Corpo do artigo
Miguel Costa é talhante e passa os dias a encher chouriços, na verdadeira aceção da palavra. Mas é na bancada, a torcer pelo Benfica e vestido como um bispo que se sente especial.
Ao JN, conta que tudo começou há 10 anos, quando, no Carnaval e desafiado por um amigo portista, vestiu-se de forma inusitada, para participar num concurso, tendo percorrido os cafés da Trofa, para ser avaliado. Tirou o primeiro prémio e pensou livrar-se das vestes, mas decidiu começar a ir ver o clube do coração assim vestido. "Fui uma vez e os benfiquistas gostaram. Pediram-me para tirar fotos... A brincadeira pegou", realça.
https://d23t0mtz3kds72.cloudfront.net/2022/10/0998000117out2022_gabrielljoaof_papabenfica_20221021204317/mp4/0998000117out2022_gabrielljoaof_papabenfica_20221021204317.mp4
Os anos passaram, foi aperfeiçoando a batina e os acessórios da indumentária. Até possui uma réplica pessoal em miniatura, que custou 75 euros. Equipa-se a rigor e vai apoiar o Benfica. Quando está mais quente o tecido de veludo, torna-se incomodativo, mas não se queixa: "Ando nisto por gosto", assinala, acrescentando: "Não ganho um tostão. Se não tiver bilhete, não entro".
Para ir à maioria dos jogos, organiza-se no talho onde trabalha, na Trofa, contando com a compreensão dos patrões, que até são do F. C. Porto. "Reservo cinco a seis dias de férias para ir ver o Benfica. Uma tarde aqui, outra acolá, depende... O patrão é do adversário, mas damo-nos sempre com cordialidade e acabo por fazer o meu trabalho, sem prejuízo".
Hoje, o "bispo" não terá de negociar qualquer horário laboral, pois não vai ao Dragão. "Fui duas vezes. Demora-se muito tempo a entrar... aborrece-me. Medo não tenho, mas se fosse também não iria assim vestido. Faço isto para o bem e não para ter problemas. Tenho muitos amigos portistas e sportinguistas", frisa.
Assim vai ver o jogo pela televisão. Acha que o Benfica vence 2-1, com Gonçalo Ramos e Neres (se jogar) ou João Mário a marcarem. "Parece que o Benfica chega ao Dragão assustado e congela... Mas a equipa está a jogar bem e estou convicto que vamos vencer".