O Sporting anunciou que vai apresentar queixas contra responsáveis do Benfica, devido a declarações e à conduta pública destes durante a temporada.
Corpo do artigo
Em comunicado, os "leões" apontam Rui Gomes da Silva, elemento da direção do Benfica, Rui Costa, administrador da Benfica SAD, João Gabriel, diretor de comunicação do Benfica e Benfica SAD, e Pedro Guerra, diretor de conteúdos da BTV (canal de televisão dos "encarnados"), como alvos dos processos que irá apresentar na Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
Para o Sporting, a conduta destes responsáveis "encarnados" enquadra-se "na prática de ilícitos disciplinares muito graves e/ou graves, tais como, entre outros, "exercício e abuso de influência", "coação sobre árbitros", "declarações sobre arbitragem antes dos jogos", "declarações sobre a organização das competições" e "lesão da honra e da reputação dos órgãos da estrutura desportiva e dos seus membros, árbitros e demais agentes".
No mesmo comunicado, os "leões" dizem que vão "reforçar os esforços nas queixas já apresentadas pela oferta das caixas incluindo 'vouchers' de refeições e visitas a museus a árbitros, delegados e observadores", considerando que a reação do Benfica "vem demonstrar novamente que a denúncia pública realizada causou um forte mal-estar".
Afiançando que "aguardará pela investigação e apreciação dos factos pelas entidades jurisdicionais competentes", a SAD do Sporting "informa ainda que, como tem sido sua conduta habitual, irá juntar mais estas participações às já apresentadas anteriormente à Secretaria de Estado do Desporto e Juventude".
O clube "leonino" afirma ainda que "não se deixará coagir por estratégias de manipulação da opinião pública e de escamoteamento de atos que violam claramente os regulamentos desportivos e códigos de ética das instâncias que tutelam o futebol europeu e mundial".
"A luta pela verdade desportiva tem de prosseguir o seu caminho apesar dos inúmeros obstáculos que os que são adversos à mesma nos tentem colocar", lê-se no documento.
Também esta terça-feira, o Benfica tinha anunciado a apresentação de participações disciplinares na CII da LPFP contra o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, o treinador dos leõe', Jorge Jesus, o presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, Jaime Marta Soares, e o diretor-geral de futebol do clube, Octávio Machado, por declarações e conduta ao longo da temporada.