Leões visitam o Tondela e estão obrigados a vencer para pressionar o F. C. Porto, que joga, domingo, em Guimarães. Pontuação dá conforto aos dragões.
Corpo do artigo
A seis jornadas do final do campeonato e com o F. C. Porto a liderar com seis pontos de vantagem sobre o Sporting, a questão da luta pelo título tende claramente para os portistas, que têm margem de manobra, ao contrário da equipa leonina, obrigada a não escorregar mais, sob pena de hipotecar o objetivo de revalidar o cetro.
Focado na perseguição ao F. C. Porto, o Sporting não pode ceder terreno este sábado em Tondela. Se vencer na Beira Alta, fica, à condição, a três pontos dos dragões, que domingo visitam o Vitória de Guimarães.
Para quem está em segundo e não tem confrontos com o líder até ao final, resta-lhe vencer sempre e, neste caso, esperar que o rival ceda seis pontos, dado que, em caso de igualdade, os leões têm vantagem, pois empataram no Dragão (2-2), após a igualdade (1-1) em Alvalade. Contudo, a cedência de tantos pontos não se afigura provável, atendendo à trajetória dos azuis e brancos, que averbaram 21 vitórias e dois empates nas últimas 23 jornadas. Na primeira volta, com as seis equipas que ainda tem de defrontar, o líder venceu todos os jogos, enquanto os leões venceram cinco e perderam um, no caso, frente ao Santa Clara.
Se se analisar os resultados das duas equipas, na época passada, com os adversários que ainda têm de jogar, o Sporting fará o pleno de vitórias na reta final, enquanto o F. C. Porto cederá quatro pontos, pois empatou na Luz e em Guimarães, duas das três visitas agendadas. Logo, a eventual repetição de resultados também fará que o título rume a Norte.
No plano teórico, o F. C. Porto tem o calendário mais exigente, dadas as deslocações a Guimarães, Braga e Benfica. Em casa, os adversários são acessíveis: Portimonense, Vizela e Estoril. Já o Sporting visita três equipas da segunda metade da tabela (Tondela, Boavista e Portimonense) e, além do dérbi em casa com o Benfica, recebe Gil Vicente e Santa Clara. Entre a 30.ª e a 31.ª jornada, a 21 deste mês, o F. C. Porto, que na primeira mão venceu em Alvalade por 2-1, recebe o Sporting, na luta pelo acesso à final da Taça de Portugal.
Jogos que faltam
F. C. PORTO
29.ª jornada
V. Guimarães (F)
30.ª jornada
Portimonense (C)
31.ª jornada
Braga (F)
32.ª jornada
Vizela (C)
33.ª jornada
Benfica (F)
34.ª jornada
Estoril (C)
SPORTING
29.ª jornada
Tondela (F)
30.ª jornada
Benfica (C)
31.ª jornada
Boavista (F)
32.ª jornada
Gil Vicente (C)
33.ª jornada
Portimonense (F)
34.ª jornada
Santa Clara (C)