Dérbi de emoções fortes em Alvalade, com o Sporting e vencer o Benfica, por 2-1, e a passar a ter quatro pontos de vantagem em relação às águias no topo da Liga. Geny Catamo foi o herói da noite, ao assinar os dois golos dos leões que, recorde-se, têm um jogo em atraso.
Corpo do artigo
O dérbi está cada vez mais intenso, com constantes discussões entre jogadores e lances rasgadinhos. David Neres teve uma entrada mais dura sobre St. Juste e vê o cartão amarelo.
O treinador do Benfica reconheceu que o dérbi lisboeta "foi equilibrado", lamentou as "oportunidades perdidas" e reconheceu que o Sporting está numa excelente posição para conquistar o título de campeão. Veja aqui as declarações completas do técnico alemão.
O treinador do Sporting admitiu que o dérbi "podia ter caído para qualquer lado" e considerou o triunfo sobre o Benfica "muito importante", mas recusa a ideia que os leões tenham o título nas mãos. Veja aqui as declarações completas do técnico verde e branco.
Ponto final no dérbi lisboeta, com Geny Catamo a ser o herói da noite leonina, ao assinar os dois golos que permitem à equipa de Ruben Amorim passar a ter quatro pontos de vantagem sobre o Benfica. Bah ainda empatou a partida para as águias, no final da primeira parte, mas acabou por ser o Sporting a garantir os três pontos.
O norueguês do Benfica vê o segundo cartão amarelo, após falta dura sobre Koindredi.
Emoção até ao final em Alvalade, com Marcos Leonardo a ficar muito perto de assinar o 2-2, mas Diomande e Coates salvaram o Sporting.
O internacional moçambicano bisou no dérbi de Lisboa, com um incrível remate de pé direito. Veja:
Alvalade volta a festejar. No primeiro minuto de compensação, e após um pontapé de canto, a bola sobra para Geny Catamo que, depois de receber no peito, remata de pé direito para o fundo da baliza do Benfica.
Dois momentos de enorme perigo no ataque do Sporting. Daniel Bragança remata contra um adversário e, após o canto, perde uma oportunidade de ouro ao segundo poste.
O Benfica fica muito perto de concretizar a reviravolta. Remate de Di María e um incrível voo de Israel e evitar o golo do internacional argentino.
O treinador do Sporting faz as duas últimas substituições no clássico, prescindindo de Trincão e Hjulmand e lançando Paulinho e Koindredi.
Mais um lance polémico em Alvalade, desta vez com o Benfica a reclamar o segundo cartão amarelo, e consequente vermelho, a Hjulmand, depois de uma falta sobre Aursnes.
Roger Schmidt faz a primeira substituição no dérbi, lançando Arthur Cabral para o lugar de Tengstedt. Já Ruben Amorim faz duas alterações de uma vez, prescindindo de Gonçalo Inácio e Pedro Gonçalves para apostar em Diomande e Marcus Edwards.
O Benfica fica muito perto da reviravolta. Bola perdida de Gonçalo Inácio a permitir o contra-ataque das águias, com David Neres a ultrapassar Franco Israel e a atirar para a baliza, valendo ao Sporting o corte do capitão Coates.
Ruben Amorim é o primeiro treinador a mexer, com o técnico sportinguista a lançar Daniel Bragança para o lugar de Morita.
O Sporting ameaça o segundo golo. Recuperação de Hjulmand e a bola a sobrar para Gyokeres, que remate à barra da baliza de Trubin!
As águias regressaram dos balneários com pendor ofensivo e conquistaram dois pontapés de canto consecutivos. No entanto, após um desses lances, o Sporting saiu com muito perigo para o contra-ataque, num lance de três contra um, mas Catamo falhou a assistência para Gyokeres.
O internacional argentino do Benfica protagonizou um dos lances mais polémicos da primeira parte, tocando, com a mão fechada, no rosto de Pedro Gonçalves. Depois de ouvir a comunicação do VAR, Artur Soares Dias dirigiu-se a Di María e pediu-lhe calma.
Veja o lance:
As águias chegam à igualdade mesmo em cima do apito final da primeira parte. Livre marcado por Angel Di María e Bah, totalmente solto ao segundo poste, a cabecear sem hipóteses de defesa para Franco Israel.
As águias celebram o empate mesmo em cima do apito para o intervalo. Livre de Di María e Bah, ao segundo poste, a cabecear para o fundo da baliza do Sporting.
Lance polémico em Alvalade. Angel Di María parece tocar com a mão fechada na cara de Pedro Gonçalves e, depois de ouvir a comunicação do videoárbitro, Artur Soares Dias vai falar com o internacional argentino, aconselhando-lhe calma, perante um enorme protesto dos adeptos leoninos.
Depois de um período de intensa pressão do Benfica, o Sporting volta a criar perigo. Jogada de Gyoekeres, que passa por António Silva e assiste Trincão, mas o desvio do internacional português acaba nas luvas de Trubin.
Após uma falta de João Neves sobre Hjulmand, o dinamarquês desentendeu-se com Otamendi e ambos viram o cartão amarelo.
O lateral moçambicano só precisou de 46 segundos para abrir o marcador em Alvalade, aproveitando uma grande jogada de Pedro Gonçalves.
O Benfica até teve a primeira posse de bola, mas o Sporting só precisou de 46 segundos para chegar ao primeiro golo. Jogada de Pedro Gonçalves no flanco esquerdo, cruzamento a desviar num defesa do Benfica e Geny Catamo a surgir solto e a empurrar para o dunfo das redes.
O Sporting publicou, nas redes sociais, um vídeo da chegada do autocarro da equipa a Alvalade onde é possível verificar o enorme apoio dado pelos adeptos.
Depois do golo leonino, logo a abrir o encontro, o Benfica tenta reagir e já conseguiu levar perigo junto à baliza de Franco Israel. Entretanto, Geny Catamo foi o primeiro jogador a ver um cartão amarelo, depois de ter simulado uma grande penalidade.
A transmissão em direto da RTP3 registou alguns incidentes entre adeptos leoninos e agentes da Polícia de Segurança Pública junto a uma das entradas do Estádio José Alvalade. Numa zona em que os agentes de autoridade faziam uma caixa de segurança aos simpatizantes benfiquistas que foram impedidos de entrar, devido a terem bilhetes duplicados, foi possível ver a PSP a distribuir algumas bastonadas aos adeptos sportinguistas que passaram demasiado perto dos rivais.
O árbitro da Associação de Futebol do Porto foi o nomeado pelo Conselho de Arbitragem para o dérbi lisboeta. Artur Soares Dias será auxiliado por Paulo Soares e Pedro Ribeiro, enquanto Luís Godinho e Rui Teixeira serão os responsáveis pelo VAR.
As duas equipas já realizam os exercícios de aquecimento, com o Sporting a partilhar o momento nas redes sociais.
Algumas dezenas de adeptos benfiquistas foram impedidos de aceder ao estádio do Sporting, uma vez que estavam munidos de bilhetes duplicados. O grupo ficou retido numa zona onde estão a entrar muitos simpatizantes leoninos, com as forças policiais a fazerem um cordão de segurança para evitar confrontos.
O Benfica também já chegou ao palco do dérbi de Lisboa, com o clube a partilhar algumas fotos da entrada dos jogadores no recinto leonino.
O treinador do Benfica apresenta a mesma equipa que iniciou o encontro da segunda mão da meia-final da Taça de Portugal frente ao Sporting, com Tengstedt a manter-se como o ponta de lança das águias.
Onze do Benfica: Trubin; Bah, António Silva, Otamendi e Aursnes; Florentino e João Neves, Di María, Rafa e David Neres; Tengstedt.
Suplentes: Samuel Soares, Carreras, Morato, Tomás Araújo, Kokçu, João Mário, Tiago Gouveia, Arthur Cabral e Marcos Leonardo.
Já é conhecida a equipa inicial escolhida por Ruben Amorim, com destaque para o regresso, após lesão, de Pedro Gonçalves, que vai formar o trio de ataque com Gyokeres e Trincão.
Onze do Sporting: Israel; St. Juste, Coates e Gonçalo Inácio, Geny Catamo, Hjulmand, Morita e Matheus Reis; Trincão, Gyokeres e Pedro Gonçalves.
Suplentes: Diogo Pinto, Marcus Edwards, Nuno Santos, Paulinho, Daniel Bragança, Diomande, Ricardo Esgaio, Eduardo Quaresma e Koindredi.
Sporting e Benfica disputam a liderança do campeonato quatro dias depois de se terem defrontado, na Luz, para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. O dérbi da prova rainha terminou empatado (2-2) e os leões fizeram a festa do apuramento para a final, graças ao triunfo, por 2-1, no duelo da primeira mão
O treinador alemão do Benfica não escondeu a importância do dérbi lisboeta nas contas do campeonato e manifestou a esperança que, no final do encontro, ninguém fale da arbitragem. Recorde tudo o que disse Roger Schmidt na conferência de imprensa de antevisão.
Na antevisão do encontro, o treinador do Sporting admitiu que um eventual triunfo deixará os leões em boa posição para a conquista do título nacional e admitiu que não pode garantir a continuidade em Alvalade na próxima época. Recorde todas as declarações de Ruben Amorim neste artigo.
O encontro no Estádio José de Alvalade, além de definir o líder do campeonato, também vai ser uma espécia de tira-teimas entre os treinadores das duas equipas. Até agora Ruben Amorim e Roger Schmidt festejaram uma vitória cada um frente ao eterno rival, tendo-se registado, ainda, três empates. Pode conferir todos os dados no lançamento de jogo do Jornal de Notícias.
O Sporting partilhou, nas redes sociais, imagens do balneário da equipa leonina, que vai jogar com o tradicional equipamento verde e branco.