Os portugueses que competem no rali de todo-o-terreno Dakar2012 tiveram, esta quinta-feira, uma prestação globalmente positiva, com várias subidas na classificação, num dia em que os últimos 80 quilómetros da "especial" foram anulados, devido ao mau estado do percurso.
Corpo do artigo
Os efeitos da chuva nas pistas da região de Fiambalá, Argentina, levaram a organização a retirar do programa justamente a parte que se esperava competitiva, de duna branca e a obrigar grande trabalho de navegação. A etapa ficou reduzida a 184 quilómetros nas motos e 153 nos automóveis.
Nas motos, Hélder Rodrigues (Yamaha) continua em terceiro da geral, mas perdeu tempo para os dois primeiros - que continuam a ser Cyril Després e Marc Coma - e viu o chileno Francisco Lopes aproximar-se, ficando a pouco mais de um minuto.
Ruben Faria (KTM) progrediu quatro lugares e Paulo Gonçalves (Husqvarna) um, enquanto nos automóveis Ricardo Leal dos Santos (Mini) continua a recuperar bastante, subindo dez lugares, para 20.º, e Carlos Sousa (Haval) mais um, agora para sétimo.
O vencedor da ligação entre Chilecito e Fiambalá foi, nos automóveis, o polaco Krzysztof Holowczyc (Mini), com 2:10.51 horas, o que lhe permitiu uma subida para segundo da geral, a 4.18 minutos do francês Stephane Peterhansel (terceiro do dia), igualmente ao volante de um Mini.
Carlos Sousa, muito estável, foi sétimo, a 14.02, mas Ricardo Leal dos Santos conseguiu ser mais rápido, perdendo só 9.19 para Holowczyc.
Na classificação geral, Peterhansel vai com 11:58.03 e tem o polaco a 4.18. Carlos Sousa é sétimo, a 40.35, e Ricardo Leal dos Santos 20.º, a 3:08.03.
A subida de Sousa deveu-se a mais um "trambolhão" de Nasser al-Athiyah, do Qatar, o vencedor do ano passado. O seu Hummer voltou a dar-lhe fortes "dores de cabeça", com problemas de radiador, roda solta e atolamento em zonas barrentas do percurso.
Al-Athiyah perdeu mais 24.50 minutos e está já a mais de 50 minutos de Peterhansel, tornando praticamente impossível a revalidação do título.
O panorama na motos começa a tornar-se repetitivo, com o domínio da KTM, com o francês Després em primeiro e o espanhol Coma em segundo, hoje separados por 1.41.
Cyril Després gastou 2:28.33 na etapa e em sétimo cortou Ruben Faria, a 14.51. Paulo Gonçalves foi 10.º, a 19.31, cimentando assim as suas aspirações ao "top-5", e desta feita Hélder Rodrigues esteve um pouco mais abaixo, em 14.º, a 21.08.
Na geral, Després acumula 14:19.00 horas e tem uma vantagem de 9.51 sobre Coma. Para Rodrigues, a vantagem já é confortável, de 47.56.
Paulo Gonçalves é quinto, a 54.47, e Ruben Faria o 19.º, a 1:53.54.
A sexta etapa, na sexta-feira, marca a chegada da caravana ao Chile e ao deserto de Atacama, onde as dificuldades vão aumentar. Os pilotos viajam de início de Fiambalá para o Copiapó, no Chile, pelo Paso San Francisco, a 4.700 metros de altitude. Depois, serão 247 quilómetros de "especial", primeiro com um sector mais suave, e depois em pleno deserto, com quatro sectores de dunas.