O português João Sousa assegurou a segunda presença em Jogos Olímpicos, juntando-se a Pedro Sousa em Tóquio2020, ao beneficiar de várias desistências.
Corpo do artigo
O tenista de Guimarães, que vai tornar-se no primeiro luso a disputar dois quadros de singulares em Jogos Olímpicos, vai repetir a presença do Rio2016, onde Portugal esteve também representado por Gastão Elias.
Com a confirmação da presença do vimaranense, de 32 anos, aumentam para 85 os atletas portugueses qualificados para Tóquio2020, em 17 modalidades.
"Naturalmente estou muito satisfeito e orgulhoso pelo facto de representar Portugal mais uma vez nos Jogos Olímpicos. Para mim, representar Portugal é e sempre será um orgulho e poder jogar mais uns Jogos Olímpicos, que é o maior feito para um atleta, a meu ver, é sempre uma honra", revelou o minhoto, em declarações à agência Lusa.
E prosseguiu: "Muito contente por me ter qualificado. Vou-me preparar da melhor maneira para essa competição, divertir-me e espero conseguir orgulhar as pessoas que gostam de mim e me apoiam", completou.
No Rio2016 João Sousa e Gastão Elias alcançaram o nono lugar no torneio de pares, naquele que foi o melhor resultado de tenistas lusos em Jogos, tendo ambos terminado no 17.º em singulares.
Pedro Sousa já tinha assegurado a estreia em Jogos Olímpicos, graças à vaga continental atribuída à Europa, ao ocupar o 108.º lugar do ranking a 14 de junho, data de fecho da qualificação.
No entanto, face às desistências entretanto ocorridas, João Sousa, que na altura era o número dois português, no 109.º posto da hierarquia mundial, herdou esta vaga, ascendendo Pedro Sousa para o ranking de qualificação direta.
Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 vão ser disputados entre 23 de julho e 8 de agosto, estando a competição do ténis programada para o período entre 24 de julho e 1 de agosto.