Comité de Controlo Financeiro da UEFA aplica sanção financeira ao F. C. Porto e exclui o clube das competições europeias durante três anos, a partir do final da próxima época, mas com pena suspensa
Corpo do artigo
A UEFA anunciou, numa nota publicada no site oficial do organismo, que decidiu excluir o F. C. Porto "da próxima competição (Liga dos Campeões, Liga Europa ou Liga Conferência) para a qual o clube se qualifique nas épocas de 2025/26, 2026/27 e 2027 /28". No entanto, a exclusão fica suspensa e só será aplicada caso a SAD portista não cumpra os requisitos de solvência em algum dos prazos regulamentares de pagamento nas épocas de 2024/25 e 2025/26".
O Comité de Controlo Financeiro de Clubes da UEFA aplicou ainda uma multa de 1,5 milhões de euros ao clube da Invicta, na sequência de "dívidas vencidas a outros clubes de futebol, funcionários e/ou autoridades sociais/fiscais" nos prazos regulamentares de julho e outubro de 2023 e janeiro de 2024.
O F. C. Porto é um dos 13 clubes a quem foram impostas medidas disciplinares devido à existência de "dívidas vencidas", sendo o que vai ter de pagar uma multa mais elevada, neste caso mais do triplo da que foi aplicada ao CSKA de Sófia (450 mil euros). Segundo o comunicado da UEFA, os dragões não recorreram da exclusão das provas europeias, com pena suspensa, aplicada pela UEFA e por isso terão de pagar a referida multa de 1,5 milhões de euros.
"Considerando as conclusões do Membro Relator do Comité de Controlo Financeiro de Clubes, datadas de 13 de fevereiro de 2024, as observações do clube de 1 de março de 2024 e a audiência realizada a 7 de março de 2024, o Comité conclui que o F. C. Porto 'prestou informações imprecisas e incompletas durante a temporada 2022/23, tinha dívidas vencidas significativas a 15 de outubro de 2023 e 15 de janeiro de 2024, tinha contas a pagar vencidas há mais de 90 dias a 15 de outubro de 2023 e 15 de janeiro de 2024 e é um multi-reincidente", pode ler-se no documento da UEFA.
O Comité considerou como atenuante "o facto de o clube ter pago as contas vencidas existentes a 15 de janeiro de 2024 antes do final de fevereiro de 2024", para além da "proposta do clube datada de 22 de março de 2024".
Recorde-se que, no passado dia 15 de abril, o F. C. Porto negou, em comunicado, que tivesse incumprido as regras do fair-play financeiro e que estava sob a alçada da UEFA, em reação a notícias de uma possível multa de dois milhões de euros e a uma eventual exclusão das competições europeias durante três anos.
"É falso que o F. C. Porto tenha incumprido as regras do Fair Play Financeiro da UEFA ou que esteja em risco de incumpri-las no final da época. As novas orientações de sustentabilidade financeira da UEFA reportadas a 15 de janeiro foram integralmente cumpridas a 9 de fevereiro. A 31 de março, no momento da avaliação das condições de licenciamento para participação nas competições da UEFA de 2024/25, a F. C. Porto SAD cumpria todos os requisitos, pelo que já recebeu a licença para participar nas provas europeias da próxima temporada", referiu, na altura, o comunicado assinado pelo Conselho de Administração da SAD portista.
Passado pouco mais de um mês, ficou a saber-se que a multa da UEFA é de 1,5 milhões e confirmou-se que o F. C. Porto pode participar nas provas europeias da próxima época, mas que ficará excluído nas três temporadas seguintes, caso não cumpra os requisitos do Comité de Controlo Financeiro de Clubes.