O Comité e Controlo Ética e Disciplina da UEFA vai tomar uma decisão na terça-feira sobre a queixa do Sporting contra a arbitragem do russo Sergei Karasev no jogo com o Schalke 04, da Liga dos Campeões de futebol.
Corpo do artigo
Um porta-voz da UEFA confirmou a receção do protesto dos "leões" e adiantou que a queixa tem como base o artigo 50 do regulamento disciplinar da UEFA, que contempla a "admissibilidade de protestos".
Neste artigo, podem enquadrar-se três alíneas: "erro evidente" do árbitro; "clara violação das regras por parte do árbitro com influência decisiva no resultado final" e "qualquer outro incidente que tenha influência decisiva no resultado".
O Schalke 04 confirmou que o Sporting pediu à UEFA a repetição do jogo da Liga dos Campeões entre as duas equipas, devido a erros da arbitragem, ou o pagamento do prémio relativo a um empate.
De acordo com um comunicado que o clube alemão publicou no seu site na Internet, "o Sporting não aceita o resultado do jogo de terça-feira", que terminou 4-3 para os alemães, com o último golo a resultar de um penálti muito contestado pelos "leões".
"Os verde-brancos pediram uma repetição do jogo ou, em alternativa, o pagamento do prémio relativo a um empate" [cerca de 500 mil euros], indica o clube alemão.
O Schalke 04 acrescenta que a UEFA já pediu uma opinião aos germânicos sobre o assunto, que agora "seguirá rapidamente, tendo em conta a defesa dos interesses" do clube.
Na quarta-feira, o Sporting anunciou que iria apresentar um protesto na UEFA depois da derrota de terça-feira.
Nesse encontro, da terceira jornada da "Champions", disputado em Gelsenkirchen, o Sporting atuou com menos um jogador a partir dos 33 minutos, devido à expulsão de Maurício, e alega que o segundo golo dos "alemães" é precedido de fora de jogo e o quarto, que garantiu a vitória à formação da casa já nos descontos, acontece na sequência de uma grande penalidade inexistente.
As imagens da partida, que foi dirigida pelo russo Sergei Karasev, mostram que no lance do penalti a bola bate na cara do defesa argentino Jonathan Silva e não na mão, como terá entendido a equipa de arbitragem.