Atlético Clube Alfenense tem 15 anos de ligação ao Sporting e quer ter todas as equipas nos nacionais.
Corpo do artigo
Num contexto algo diferente da maioria dos clubes distritais, o Atlético Clube Alfenense orgulha-se de ser a escola mais antiga de futebol do Sporting Clube de Portugal, ao cumprir 15 anos de ligação aos leões, o que representa uma importante marca para atrair talentos na zona do grande Porto e poder lançá-los em palcos maiores. "Ter o nome Sporting é algo que faz sonhar todos os que aqui entram e este protocolo veio facilitar a captação de atletas", afirma, ao JN, Valentim Ribeiro, presidente do Atlético Clube Alfenense, emblema do concelho de Valongo.
Apesar de ter 400 atletas na formação, o clube tem metas muito definidas e pretende ultrapassar as barreiras distritais e afirmar-se de forma objetiva no panorama do futebol nacional. "O grande objetivo, agora, é conseguir colocar todas as equipas nos nacionais e, dessa forma, dar sequência ao trabalho que se faz nos nossos relvados", adianta Pedro Andrade, coordenador do Atlético Clube Alfenense.
De forma a expandir a marca e a atrair mais jovens, desde a época passada que o emblema de Alfena começou a ter futebol feminino, um projeto que tem crescido de forma sustentada. Ainda que, para já, seja só com o propósito de formar jovens jogadoras, há uma intenção ainda mais audaz a breve prazo. "Para já, só temos futebol feminino no contexto de formação, ainda que, no futuro, o objetivo passe por ter equipas a competir", revelou Pedro Andrade, que pretende também aumentar o número de praticantes no clube do concelho de Valongo.
Mesmo estando num contexto de futebol distrital, o Alfenense tem uma estratégia de recrutamento sustentada num departamento de scouting que trabalha diariamente em contacto com os treinadores da academia para conseguir formar uma base de dados completa e assim aumentar os padrões de qualidade de todas as equipas dos diferentes escalões: "O André Alves [coordenador do departamento de scouting] está em constante comunicação com os treinadores daqui para conseguir detetar os melhores talentos cá da zona", afirma o coordenador da formação. São estes alguns segredos que permitem a este clube ter as garras bem afiadas ou não tivesse um protocolo com o Sporting.
