F. C. Porto leva 13 golos sofridos em nove jornadas. Igual só na época de 1976/77. Tondela acentua a tendência.
Corpo do artigo
É um dado preocupante para Sérgio Conceição, que muitas vezes tem salientado a importância da consistência defensiva numa equipa que luta por títulos. À 9.ª jornada da Liga, o F. C. Porto apresenta 13 golos sofridos e é preciso recuar 44 anos, até novembro da época de 1976/77, para encontrar um registo semelhante. De lá para cá, nunca mais o F. C. Porto sofreu tantos golos à nona batalha no campeonato. Nesse ciclo, o que se encontra de pior são nove golos sofridos na época de 2002/03. Essa referência serve para perceber a gravidade do atual número (13), que até dizem que é o dorsal do azar.
O último jogo com o Tondela agravou a tendência e, apesar da vitória (4-3), o treinador foi o primeiro a reconhecer que faltou concentração e atitude à equipa em determinados momentos. Essa foi a mensagem passada para o exterior mas também para o interior do grupo, ao reconhecer que não pode voltar a cometer tantas falhas, sob pena de deixar escapar o grande objetivo da época: o bicampeonato.
Além de ter sofrido três golos do Tondela, o F. C. Porto também sofreu três do Marítimo e Paços de Ferreira, jogos que acabaram em derrotas, por 3-2. O guardião Marchesín encaixou ainda dois do Sporting, no empate (2-2) em Alvalade, e Braga e Portimonense também marcaram no Dragão, em jogos com o mesmo parcial (3-1). Só com Santa Clara (0-1), Gil Vicente (1-0) e Boavista (0-5) é que os dragões ficaram com a baliza a zero.
13111403
Marega iguala Falcao
No ataque, o maliano tem marcado aos pares na Liga e depois do bis frente ao Boavista bisou agora diante do Tondela. O avançado atingiu a marca dos 40 golos no recinto azul e branco, igualando Radamel Falcao. Nessa lista específica, Hulk surge no segundo posto, com 44 golos, e Jackson Martínez, 49, ainda é o líder.
Aboubakar pode render verba aos cofres da SAD
Afinal, o camaronês Aboubakar, que deixou o F. C. Porto neste defeso,a custo zero, ainda pode render uma verba à administração da SAD. O jornal "Fanatik", da Turquia, diz que há um acordo entre Besiktas e F. C. Porto para que o clube portista fique com metade do valor de uma potencial transferência. Essa terá sido uma das condições para a SAD ter liberto o jogador no último mercado. Aboubakar parece estar, definitivamente, reabilitado dos problemas físicos que o atormentaram no último ano no Dragão e anda de pé quente na formação turca e na seleção dos Camarões, tendo apontado sete golos nos últimos cinco jogos oficiais.