Guerreiros jogam cartada decisiva na Liga Europa. Com três vias em aberto, a vitória com o Union Berlin garante, no mínimo, o acesso ao play-off.
Corpo do artigo
Há muito mais do que três pontos em discussão no jogo de hoje do Sporting de Braga, no reduto do Union Berlin, relativo à quinta e penúltima jornada da fase de grupos da Liga Europa. Se a continuidade nas provas europeias em 2023 está garantida, dado que, pelo menos, a equipa arsenalista ficará em terceiro no agrupamento e tal dá direito a disputar o play-off da Liga Conferência, a ideia é vencer os alemães, desfecho que assegura no mínimo o segundo lugar e a passagem ao play-off da Liga Europa. Em aberto está ainda a esperança de chegar ao primeiro posto, hipótese que cai se o St. Gilloise bater na Suécia o Malmo.
Ao somar apenas um ponto com os belgas, em dois jogos que esteve a vencer, o Sporting de Braga complicou bastante as contas da qualificação, mas entretanto tem dado sinais de retoma (vitórias na Taça de Portugal, com o Felgueiras, e na Liga, frente ao Estoril) e apresta-se para entrar com espírito ganhador no encontro com o Union Berlin, mesmo sabendo que terá pela frente o surpreendente líder da Bundesliga.
"Queremos um Braga equilibrado, como no último jogo frente ao Estoril [2-0], onde fomos competentes a nível ofensivo e defensivo. O equilíbrio e a ambição são essenciais para fazermos tudo para vencer o jogo", disse Artur Jorge, treinador do Braga, na antevisão do encontro.
O Braga jogará num estádio denominado, em tradução livre, de "velha floresta", que se situa numa zona com alta densidade de árvores. Se estas áreas são vitais para a vida humana, será aqui que a equipa arsenalista terá de procurar a inspiração e a oxigenação para manter vivo o objetivo, ciente de que já o conseguiu na "pedreira" à segunda jornada, em que derrotou a equipa germânica por 1-0.
"É um jogo extremamente importante para o Braga. Queremos transportar o mérito que tivemos no jogo em casa (1-0) e tentar o mesmo resultado, já que isso nos permite dar um passo importante na qualificação", realçou Artur Jorge. O treinador prometeu, ainda, que a equipa que orienta "tentará fazer um bom jogo", estando convicto de que lutará pela vitória "até ao fim".
Sequeira confiante
Nuno Sequeira prometeu "o melhor Braga" hoje na Alemanha. "O equilíbrio é a palavra certa para este jogo. Sabemos da responsabilidade e do que está em discussão", disse o defesa-esquerdo da equipa minhota.
Fischer pede eficácia
Após a derrota na "pedreira" (0-1), o Union Berlin pensa na desforra. "Cabe-nos arranjar soluções. O Braga é uma boa equipa, mas temos de ser eficazes e procurar aproveitar as chances de marcar", disse o técnico Urs Fischer.
600 adeptos a apoiar
O Braga deve contar hoje com o apoio de cerca de 600 adeptos, alguns dos quais emigrantes que vivem em Berlim e noutras zonas da Alemanha. No charter da equipa viajaram mais de uma centena de apoiantes.