Dinamarquês foi o mais forte na 16.ª etapa, subiu ao segundo posto e ganhou 1.15 minutos ao líder Sepp Kuss.
Corpo do artigo
Após o segundo dia de descanso, a última semana da Volta a Espanha começou com emoção na 16.ª etapa, que teve um percurso plano mas uma parte final a subir, com uma contagem de montanha de segunda categoria na meta instalada em La Hermida.
Nos últimos quilómetros, sem se perceber muito bem a estratégia da equipa Jumbo-Visma em relação à liderança de Sepp Kuss, Jonas Vingegaard atacou na frente e ganhou uma vantagem considerável, acabando com mais uma vitória espetacular, que lhe permitiu ganhar 1.15 minutos ao norte-americano.
O duplo vencedor da Volta a França subiu ao segundo lugar da geral individual, já à frente do esloveno Primoz Roglic, e agora está a apenas 29 segundos de Kuss. Com quatro etapas pela frente antes da última, em Madrid, que costuma ser de consagração, falta saber o que vai acontecer nos próximos dias e se este ataque de Vingegaard foi de ocasião para ganhar a etapa ou se o dinamarquês vai mesmo tentar ganhar a Vuelta.
Quanto a João Almeida, parece recuperado dos problemas de saúde sentidos na semana passada, e fez mais uma boa tirada, acabando no 11.º posto, a um 1.09 de Jonas Vingegaard. O português da UAE Emirates, que ainda chegou a tentar responder ao nórdico na última subida, mantém a 10.ª posição da geral.
Na quarta-feira, a 17.ª etapa tem muita montanha, com duas contagens de primeira categoria e uma de categoria especial na meta situada no alto do mítico monte Angliru.