A vitória do Alverca em casa do líder Tondela, por 2-1, em jogo da 33.ª jornada da II Liga de futebol, deixou o título e a vaga de play-off de subida em aberto para a derradeira ronda.
Corpo do artigo
Com esta vitória, o Alverca mantém em aberto a possibilidade de ser campeão da II Liga. Para isso, terá de vencer em casa, na última jornada, na receção ao Portimonense, e esperar que o Tondela não vença no reduto da União de Leiria. Na corrida está também o Vizela, terceiro, que hoje empatou 1-1 frente ao Académico de Viseu e na última jornada vai ao reduto do Marítimo.
Os resultados da última jornada vão ditar as três primeiras posições, que, a uma ronda do fim, têm o Tondela na liderança, com 61 pontos, o Alverca na segunda posição, com 60, e o Vizela na terceira, com 59.
O Tondela entrou a marcar, com Miro a inaugurar o marcador no primeiro minuto, com a assistência de Maviram e que deu fôlego à equipa da casa para pressionar forte o Alverca.
A formação de Vasco Botelho da Costa conseguiu reagir 10 minutos depois e, na primeira aproximação perigosa à baliza de Bernardo Fonte, o avançado Reinaldo Satorno rematou para o interior da baliza e igualou o marcador.
Depois do empate, o jogo manteve algum equilíbrio, apesar do Alverca ter mais domínio em campo, o que acabou por dar frutos, aos 23 minutos, com Anthony Carter a saber aproveitar uma falha da defesa beirã para consumar a reviravolta.
Até ao intervalo, as formações pressionaram sem resultados práticos e, nos bancos, os ânimos exaltaram-se, com o treinador Vasco Botelho da Costa a ver cartão amarelo, assim como dois elementos da equipa técnica do Tondela, que hoje não contou com o treinador Luís Pinto no banco, por estar a cumprir castigo.
Na segunda parte, o Alverca dominou o jogo nos primeiros 15 minutos, mas o Tondela conseguiu criar mais pressão e os ânimos no Estádio João Cardoso, que bateu o recorde de espetadores (4.689) nesta época, viu dois golos serem anulados pelo árbitro, Hélder Malheiro.
O Tondela dominou o jogo até ao final, com Roberto, Pedro Maranhão, Xavier e Ceitil a tentarem o empate, mas sem qualquer sucesso.