Os dragões bateram o Shakhtar Donetsk, por 4-1, dando o mote para o embate dos comandados de Sérgio Conceição ante os ucranianos. Rodrigo Mora, de 16 anos e quatro meses, bisou na partida, um registo inédito, tornando-se, desta feita, no mais jovem português a consegui-lo numa partida para a competição.
Corpo do artigo
Foi sem grandes dificuldades que os dragões ultrapassaram a formação do Shakhtar. No fundo, os ucranianianos tiveram algumas dificuldades para lidar com a pressão exercida pela formação portuense. Logo na primeira parte, Rodrigo Mora, de 16 anos e quatro meses, anotou um bis (7 e 32) e entra na história como o jogador português mais jovem de sempre a marcar dois golos num jogo da Youth League. Superou José Gomes, avançado do Benfica, que detinha a marca alcançada em 2015 quando, na altura, tinha 16 anos e cinco meses.
O terceiro golo do F. C. Porto surgiu ainda antes do intervalo, a partir da conversão de uma grande penalidade por parte de Jorge Meireles (38).
Na segunda metade, a equipa entrou forte e, por intermédio de Ussumane Djaló (54), voltou a ampliar a vantagem. Nos descontos, Oleh Pushkarov (90+3) teve tempo ainda para marcar o tento de honra de os ucranianos. De recordar que o jogo foi disputado em Norderstedt, uma cidade perto de Hamburgo, na Alemanha.
Os azuis e brancos iniciam com o pé direito a campanha para a edição de 2023/24. Um resultado que, embora num jogo distinto, poderá ser um "shot" de motivação para os comandados de Sérgio Conceição que iniciam esta terça-feira à noite, às 20 horas, frente aos ucranianos, a caminhada na Liga dos Campeões.