Dois finalistas da Taça de Portugal transacionaram apenas oito jogadores durante os últimos 10 anos. Extremo brasileiro fez percurso de ida e volta
Corpo do artigo
A última década trouxe uma visível diminuição no número de jogadores contratados pelo F. C. Porto ao Braga, e vice-versa, clubes que se defrontam no domingo à tarde no Jamor para decidir quem ganha o último troféu da temporada.
As duas exceções à retração negocial entre dragões e arsenalistas foram o central David Carmo, adquirido no ano passado pelos portistas, a troco de 20 milhões de euros, e o extremo Galeno, que teve a curiosidade de ter rumado ao Minho em 2018, por 3,5 milhões, fazendo o percurso inverso, a caminho do Dragão, em janeiro de 2022, por 9,5 milhões.
Contas feitas, o Braga transferiu quatro jogadores para o F. C. Porto desde 2013. Para além de Carmo e Galeno, o médio Loum (7,5 milhões, em 2019), e o central Boly (6,5 milhões), em 2016 foram contratados pelos azuis e brancos, que deixaram, no total, 43 milhões de euros nos cofres da SAD minhota. Em sentido contrário, para além dos 3,5 milhões gastos em Galeno, os bracarenses só receberam jogadores do F. C. Porto por empréstimo: Diogo Leite (2021), João Carlos Teixeira (2017), Josué (2015) e Sami (2014).
No caso do central Diogo Leite, a cedência por uma época feita pelos portistas contemplava uma opção de compra do passe, de 12 milhões, que a SAD liderada por António Salvador acabou por não acionar.
Recorde com Carmo
A transferência de David Carmo, do Braga para o F. C. Porto, consumada no início de julho do ano passado, tornou-se a mais cara de sempre entre dois clubes portugueses. Os 20 milhões de euros que a SAD liderada por Pinto da Costa acordou pagar aos minhotos bateu outros dois negócios milionários que Salvador tinha feito em épocas anteriores, quando vendeu Rafa ao Benfica, por 16,4 milhões, e Paulinho ao Sporting, por 16 milhões.
A primeira temporada de Carmo no Dragão tem sido, no entanto, tudo menos um mar de rosas. Dos 55 jogos realizados até agora pela equipa de Sérgio Conceição, o central, de 23 anos, só fez 16 como titular, o últimos dos quais no fim de outubro.