O Governo vai continuar a financiar investimentos para a instalação de novos agricultores em Portugal, um número que tem vindo a crescer e que se situa em 280 novos empresários por mês, disse a ministra da Agricultura.
Corpo do artigo
Assunção Cristas, ministra da Agricultura e do Mar, esteve esta segunda-feira de visita à Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, em Mouriscas, - uma escola pública profissional a funcionar desde 1989 e que ministra nove cursos ligados ao mundo rural para um universo de 319 alunos - onde assegurou que o Governo, quer através do Orçamento do Estado, quer através dos fundos comunitários do próximo Quadro Comunitário de Apoio, vai manter um "apoio importante de financiamento na vertente rural e agrícola, nomeadamente ao investimento a efetuar pelos jovens agricultores".
"Nos últimos anos tem-se registado a criação de emprego no mundo agrícola, hoje são 280 os novos empresário agrícolas que se instalam mensalmente em Portugal, e a criação de emprego deve ser cada vez mais profissionalizante e sofisticada em termos de formação, exatamente aquilo que estas escolas profissionais estão a fazer", sublinhou Assunção Cristas.
Em declarações aos jornalistas, a governante fez notar que, ao longo dos últimos quatro anos, a escola profissional de Mouriscas duplicou o seu número de alunos, "sinal de que os nossos estudantes estão a olhar para a agricultura, e para o mundo rural nas suas várias vertentes, como uma oportunidade para desenvolverem as suas capacidades e os seus conhecimentos, para depois trabalharem nesta área".
A ministra da Agricultura e do Mar, acompanhada pelo ministro da Educação, Nuno Crato, destacou ainda a importância da vertente do empreendedorismo desenvolvida na escola profissional de desenvolvimento rural de Abrantes.
"Essa vertente é importante para que os jovens que aqui se formam possam eles próprios sentir a vontade, a competência e o conforto para lançarem a sua própria empresa", notou.