A antiga Scut A28, que liga Viana do Castelo e Porto, perdeu diariamente, no segundo trimestre de 2011, uma média de nove mil viaturas, confirmando a queda que se regista desde a introdução de portagens.
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Segundo números do relatório do Instituto de Infraestruturas Rodoviárias (INIR), entre Abril e Junho de 2010, antes da introdução de portagens, a A28 apresentava um tráfego médio diário de 34323 viaturas.
Já no segundo trimestre deste ano, o tráfego médio diário caiu para 24148 viaturas, o equivalente a uma quebra de 27%.
Uma tendência que confirma o trimestre anterior de quebra, em que aquela autoestrada passou de um tráfego diário de 32255 viaturas entre Janeiro e Março de 2010, para 24057 em igual período deste ano, correspondendo a uma quebra superior a 25%.
O troço da A28 entre Angeiras e Modivas, nos concelhos de Vila do Conde e Matosinhos, segundo o relatório do INIR, é o que regista maior quebra, passando de cerca de 64 mil viaturas diárias, para 33 mil. Ou seja, uma quebra de 31 mil viaturas todos os dias, correspondente a 48%
A concessão Norte Litoral, gerida pela EuroScut Norte, integra ainda a A27, entre Viana do Castelo e Ponte de Lima, e que no segundo trimestre de 2011 registou um tráfego diário de 8447 viaturas, quando em igual período de 2010 esse movimento era 10213 viaturas. Ou seja uma quebra de 17,3%.
Na A27 ainda não são cobradas portagens, apesar de o anterior governo ter previsto o início do pagamento para Abril passado.
A cobrança de portagens nas antigas Scut do Norte é feita desde 15 de Outubro de 2010.