O movimento de mercadorias no porto de Leixões atingiu no primeiro semestre o valor recorde de 8,3 milhões de toneladas, impulsionado pelo aumento de 14% das exportações.
Corpo do artigo
Em comunicado, a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) destaca que as exportações via Leixões totalizaram 2,5 milhões de toneladas de carga até junho, com destaque para os produtos refinados/aromáticos, o ferro/aço, os paralelepípedos, o papel e as bebidas.
Angola, Reino Unido, Marrocos, Argélia e os EUA foram os principais destinos da carga exportada.
Segundo a APDL, a carga contentorizada "continua a ser a principal responsável pelo crescimento de mercadorias" no porto de Leixões, com cerca de 2,9 milhões de toneladas movimentadas, mais 250 mil toneladas do que no primeiro semestre de 2011.
No total, foram movimentados nos primeiros seis meses deste ano 180 mil contentores em Leixões, correspondentes a 283 mil TEU's (Twenty-foot Equivalent Unit, a medida standard internacional equivalente ao volume de um contentor de 20 pés), um crescimento de 10,1% ao ano passado.
Os granéis líquidos tiveram também "um aumento significativo" de 222 mil toneladas (mais 6,3% em relação ao ano anterior, com mais de 3,8 milhões de toneladas movimentadas.