<p>A União Europeia está pronta a ajudar a Irlanda, a braços com uma grave crise financeira, "em caso de necessidade", afirmou em Seul o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.</p>
Corpo do artigo
"Acompanhamos a situação (...) e, em caso de necessidade, a União Europeia (UE) está pronta a apoiar a Irlanda", adiantou Durão Barroso numa conferência de imprensa, à margem da cimeira do G20, em que esteve acompanhado pelo presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.
A Irlanda está mergulhada numa grave crise financeira e a inquietação dos investidores está a subir antes da votação ainda incerta no parlamento de um orçamento de crise.
O orçamento, que incluirá um corte de 06 mil milhões de euros, constitui a primeira medida de um pacote de austeridade que prevê poupar 15 mil milhões de euros em quatro anos, para reduzir o défice público de 32 por cento para menos de 03 por cento em 2014.
O orçamento de 2011 será anunciado a 07 de Dezembro e precedido pela apresentação detalhada do plano de austeridade quatrienal, aguardado antes do final deste mês.
O governo do primeiro ministro Brian Cowen dispõe de uma maioria parlamentar muito frágil, que poderá ainda ser reduzida em consequência de uma próxima eleição legislativa parcial.