O Banco Central Europeu comprou dívida pública portuguesa e irlandesa, noticia, esta quinta-feira, a agência financeira Bloomberg, citando três pessoas com conhecimento das transacções, e que acrescentam não ter visto o banco central a comprar dívida de outros países.
Corpo do artigo
O presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, lembrou em conferência de Imprensa que, apesar de não haver notícias sobre compra de títulos de dívida pública há cerca de quatro meses, o programa não tinha sido interrompido e deixou até no ar a ideia de que poderia comprar títulos de dívida dos países da zona euro ainda hoje.
"Nunca disse que o programa destinado a comprar títulos de dívida nos mercados tinha sido interrompido e vão ver aquilo que fazemos", afirmou o banqueiro central, acrescentando que "não ficaria surpreendido se até ao final desta teleconferência vocês vissem qualquer coisa no mercado".
O diferencial de risco para os títulos alemães, considerados a referência do mercado, caiu 14 pontos base para 10,5% nos títulos irlandeses a 10 anos e 57 pontos, para 14,74%, nos títulos a dois anos portugueses.
Em Maio do ano passado, o BCE lançou um programa de compra de dívida pública no mercado secundário dos países da zona euro que enfrentavam dificuldades financeiras, tendo deixado de adquirir estes títulos há cerca de quatro meses, mas o aumento das taxas de juro em países como a Espanha ou a Itália e os receios de um ressurgimento da crise da dívida pública na zona euro têm levado a que os apelos para que o BCE retome as compras se tenham intensificado.