O Banco Central Europeu (BCE) deverá manter, quinta-feira, inalterada a taxa de juro de referência nos 1,25% depois de em Abril ter aumentado 25 pontos base após quase dois anos em mínimos históricos.
Corpo do artigo
"É esperada a manutenção da taxa directora da zona euro nos 1,25%", disse Telma Santos, do Millennium BCP, a partir do consenso dos analistas contactados pela agência de informação financeira Bloomberg.
Posição semelhante tem Cristina Casalinho, economista-chefe do BPI, que espera uma nova subida em "Junho ou em Setembro".
O presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, anunciou em abril o aumento da principal taxa de juro de referência em 25 pontos base, ao fim de 23 meses no mínimo histórico de1%, mas reiterou que isso não significava uma "série de incrementos".
No entanto, os mercados estão a antecipar que a taxa directora atinja os 1,75 ou mesmo os 2% até final do ano, devido às pressões inflacionistas.
A inflação anual na zona euro deverá ter-se fixado nos 2,8% em Abril, contra 2,7% em Março, segundo a estimativa rápida do Eurostat divulgada a 29 de Abril.
O BCE tem definido como limite um valor de inflação de dois por cento a médio prazo.
A divulgação da manutenção ou não das taxa de juro directora acontece, ao final da manhã de quinta-feira, após a reunião do Conselho de Governadores do BCE, em Helsínquia, a capital da Finlândia.