A BlackBerry está a planear cortar até 40% do pessoal este ano, referiram fontes próximas do processo de despedimento ao "Wall Street Journal".
Corpo do artigo
Os cortes de pessoal vão atingir todos os setores da empresa e vão ser feitos por fases, adiantaram as fontes ao "Wall Street Journal".
A empresa tinha 12700 trabalhadores em março, segundo a última estatística divulgada pela BlackBerry.
Os cortes do pessoal surgem numa altura em que a BlackBerry, anteriormente fabricante dominante de "smartphones" [os chamados telemóveis inteligentes], estuda formas para reduzir custos e aumentar as vendas num mercado competitivo, no qual a posição foi perdida para concorrentes como a Apple e a Samsung Eletronics.
No ano passado, a BlackBerry despediu cerca de 6000 trabalhadores e neste verão, trabalhadores dos departamentos das vendas e da pesquisa e investigação da BlackBerry também foram despedidos.
Há dois anos, a BlackBerry tinha mais de 17000 trabalhadores e uma participação de 14% do mercado de "smarphones" norte-americano.
Atualmente, a empresa terá cerca de 12700 trabalhadores e uma participação de apenas 3% do mercado de "smarphones" norte-americano, depois de ter registado prejuízos de 646 milhões de dólares em 2012 e uma queda de mais de 40% das vendas.