A bolsa de Atenas encerrou, esta quarta-feira, a perder 9,24% e os juros da dívida helénica dispararam mais de 10%, um dia depois da tomada de posse do novo Governo.
Corpo do artigo
O índice de referência da bolsa helénica - Athex - recuou para os 711,3 pontos e o volume de transações ascendeu a 119,40 milhões de euros.
No mercado secundário, os títulos da dívida soberana a dez anos dispararam, pelas 16.00 horas em Portugal continental, para os 10,357%, de acordo com a agência de informação financeira Bloomberg.
O setor financeiro foi o que mais penalizou o desempenho da bolsa helénica, com os títulos dos bancos a caírem 26,67% para 53,94 pontos.
Os títulos da energia também sofreram fortes perdas, depois de o novo Governo ter anunciado a suspensão do processo de privatização das empresas da energia, entre outros setores [transportes e portos].
O novo Governo grego vai travar a privatização do porto de Pireu, o maior do país e um dos principais elementos do vasto plano de privatizações imposto pela troika, anunciou o ministro-adjunto da Marinha Mercante.
Também o ministro da Energia, Panayotis Lafazanis, anunciou a intenção de travar a privatização do principal operador público de eletricidade DEI, em que 51% do capital é detido pelo Estado grego e cuja privatização foi aprovada este verão.
A Grécia comprometeu-se em 2010 com a troika de credores internacionais (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) a aplicar um vasto programa de privatizações de empresas, equipamentos e propriedades públicas.
Outro dos setores fortemente penalizados ao longo da sessão foi o das telecomunicações, cujo índice encerrou nos 2.138,75 pontos, o equivalente a uma perda de 12,70%.
Entre as cotadas que integram o índice Athex, 26 fecharam em terreno positivo e 91 desvalorizaram.