<p>A Nissan entrega hoje, quarta-feira, em Lisboa, os primeiros dez carros eléctricos na Europa, nove a várias empresas que integram o consórcio Mobi-e, a rede de mobilidade eléctrica portuguesa, e um ao Governo.</p>
Corpo do artigo
Depois de ter feito as primeiras entregas de carros eléctricos Leaf nos Estados Unidos e no Japão (no país asiático apenas na segunda-feira), a Nissan vai entregar um veículo Leaf à Siemens, à EDP Inovação, à Critical Software e outro à Efacec e cinco a empresas do Grupo Martifer.
Estas empresas, juntamente com a Novabase, a INTELI, a Rener Living Lab, a CEIIA e a Remobi são as entidades parceiras no projecto de mobilidade eléctrica mobi-e.
Numa cerimónia que conta com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates, a Nissan vai ainda entregar um décimo Leaf ao governo português para um período de testes.
O carro estará em testes junto do governo português durante "vários meses", disse à Lusa fonte oficial da Nissan.
O evento terá lugar no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, e conta também com a presença do vice-presidente executivo da Nissan Motor, o português Carlos Tavares.
O Mobi-e, consórcio para a mobilidade eléctrica em Portugal, prevê instalar 1.300 postos de carregamento para carros eléctricos em 25 cidades em todo o país até ao verão de 2011. A rede de carregamento foi inaugurada em junho deste ano.
O governo português incluiu no Orçamento do Estado vários incentivos à compra de carros exclusivamente eléctricos, entre os quais um desconto no preço final e isenções de impostos.
A Aliança Renault-Nissan não consta como parceiro oficial do Mobi-e, mas a entidade que gere a rede de mobilidade elétrica em Portugal indica no seu site que está "a trabalhar" com a marca, por tratar-se de uma das primeiras a ter disponíveis em larga escala veículos eléctricos nos mercados internacionais e nacional.