A CGTP responsabilizou hoje a precariedade pelo aumento do desemprego em Portugal, onde "um em cada cinco jovens até aos 25 anos" perdeu o emprego na sequência de uma situação laboral precária.
Corpo do artigo
"A precariedade continua a ser uma das responsáveis pelo aumento do desemprego, originando que neste momento, em Portugal, um em cada cinco jovens até aos 25 anos esteja desempregado", diz a Intersindical num comunicado emitido após a divulgação dos dados do EUROSTAT sobre desemprego.
Para a CGTP este dado "confirma que o modelo de desenvolvimento assente na precariedade, trabalho desqualificado e mal remunerado precisa de ser abandonado, sob pena de levar ao agravamento das desigualdades e injustiças sociais".
Segundo o EUROSTAT, a taxa de desemprego em Portugal foi de 10,3 por cento em Novembro enquanto a média da União europeia foi de 9,5 por cento.
A Inter considerou que, "mais uma vez, Portugal está acima da média da União Europeia pelos piores motivos" e defendeu "a urgência de uma política que combata o desemprego e a precariedade e ponha a economia ao serviço dos trabalhadores, da população e do país".