A comissária europeia para as Pescas, Maria Damanaki, disse, esta quinta-feira, que continua empenhada nas negociações com Marrocos sobre um novo acordo de pescas, depois da revogação do protocolo vigente na sequência de um voto no Parlamento Europeu.
Corpo do artigo
"Continuo empenhada em prosseguir o diálogo com Marrocos sobre questões de pescas e tomei a devida nota do pedido, feito pelo Parlamento Europeu, para prosseguir conversações sobre um novo protocolo", disse a comissária Maria Damanaki, em comunicado.
Maria Damanaki acrescentou que, na sequência do voto de quarta-feira, termina a vigência provisória do protocolo e os 119 navios da União Europeia (UE), incluindo 14 portugueses, vão interromper a actividade.
Aliás, as autoridades marroquinas deram já ordens nesse sentido.
O Parlamento Europeu rejeitou, na quarta-feira em Estrasburgo, a prorrogação do protocolo ao acordo de pesca entre a UE e Marrocos e instou a Comissão Europeia a velar por que o futuro protocolo respeite plenamente o direito internacional e beneficie todas as populações locais afectadas, incluindo a população sarauí.