O Consulado-Geral de Portugal em Macau tem, desde esta terça-feira, um balcão específico para atendimento personalizado a candidatos ao "visto gold" por investimento em Portugal.
Corpo do artigo
"Criámos uma zona especial, com um atendimento personalizado por uma funcionária trilingue - português, chinês e inglês - que tratará de todo o processo dos candidatos aos denominados 'vistos gold' para investimento em território português, para resolver o assunto de forma célere e autónoma, como a circunstância pede", declarou à agência Lusa o cônsul-geral, Vítor Sereno.
Para Vítor Sereno, a criação do corredor especial "não vai prejudicar o atendimento normal do consulado", que se mantém "no mesmo padrão de qualidade".
"Quisemos aplicar uma fórmula de atendimento mais rápido e personalizado destinada a uma situação especial, que é o atendimento aos candidatos ao 'visto gold', garantindo, ao mesmo tempo, que esse corredor especial não prejudica o atendimento normal do consulado, que pretendemos seja também célere e de acordo com as necessidades dos nossos utentes", assinalou.
Vítor Sereno acrescentou ainda que o consulado-geral passa também a ter, a partir de hoje, uma linha especial de atendimento telefónico (+853 8394 8132) para os candidatos ao "visto gold", onde estes podem obter várias informações que facilitem um contacto posterior com o consulado-geral de Portugal em Macau.
O "visto gold" foi criado pelo Governo português para incentivar o investimento e a criação de emprego em Portugal e possibilita uma autorização de residência para investimento, a ser atribuída a cidadãos que não pertençam ao território da União Europeia ou do espaço Schengen nem esteja sob a sua aplicação e obriga a um investimento mínimo de 500 mil euros.