O crédito ao consumo concedido pela banca portuguesa reduziu-se novamente em junho, e está em quebra há quase ano e meio, segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal.
Corpo do artigo
No boletim estatístico do Banco de Portugal (BdP) verifica-se que, em junho, o crédito ao consumo encolheu 9,0% relativamente ao mesmo mês do ano anterior. Desde fevereiro do ano passado que todos os meses este segmento da atividade da banca tem registado diminuições.
O crédito a particulares em geral continua a cair, mas a redução geral foi 3,1% em junho, muito menos acentuada que no consumo.
O crédito ao consumo representa atualmente pouco mais de 10% do total do crédito aos particulares. O grosso (81,6%) continua a ser o crédito a habitação.
Mais de um décimo do crédito ao consumo é considerado de cobrança duvidosa pelos bancos. Em junho, em 13.998 milhões de euros de crédito ao consumo, 1.520 milhões eram considerados malparados - mesmo assim, uma ligeira redução face aos 1.545 milhões que se registavam no mês anterior.