A recuperação económica na zona euro quase parou no último trimestre de 2009, com um crescimento de 0,1 por cento. Dados do Eurostat mostram também uma variação nula no desempenho da economia portuguesa.
Corpo do artigo
De acordo com a primeira estimativa do gabinete de estatística da União Europeia (UE), entre o terceiro e o quarto trimestre de 2009 o crescimento médio das 16 economias da zona euro fixou-se nos 01 por cento, comparado com um crescimento de 0,4 por cento no terceiro trimestre.
Tal como Portugal, a Alemanha não conseguiu crescer no último trimestre do ano, com uma variação de zero por cento em comparação com período de Julho a Setembro de 2009, quando tinha crescido 0,7 por cento.
As boas notícias da zona euro vieram de França e da Polónia. A economia francesa triplicou o ritmo de crescimento (de 0,2 para 0,6 por cento) entre os dois últimos trimestres de 2009 e a economia polaca - a que mais cresceu no total da UE no ano passado - dobrou o crescimento para 1,2 por cento.
O produto interno bruto (PIB) da zona euro no total de 209, segundo o Eurostat, fixou-se assim numa quebra de 4,1 por cento, contra uma queda de 2,3 por cento para o total da UE.
Para contrariar a queda da economia ou as taxas de crescimento "anémicas", a Comissão Europeia apresentou ontem uma nova estratégia de crescimento a 10 anos, que aposta na inovação e na economia sustentável.