O euro estava em alta face ao dólar, no dia em que foram publicadas as primeiras sondagens que dão a vitória a Pier Luigi Bersani nas eleições legislativas em Itália.
Corpo do artigo
Cerca das 14.10 horas em Portugal continental, o euro cotava-se a 1,3289 dólares, contra 1,3189 dólares cerca das 22.00 horas de sexta-feira em Lisboa.
Minutos depois da publicação das sondagens, o euro evoluía para 1,33 dólares.
O euro não parou de valorizar-se desde a abertura dos mercados de câmbios na Europa, sustentado pela esperança de ver a coligação de esquerda dirigida pelo chefe do Partido Democrata, Pier Luigi Bersani, vencer as eleições e continuar as reformas adotadas pelo governo de Mário Monti.
A coligação liderada por Bersani venceu largamente as eleições legislativas italianas com 34,5% dos votos contra a coligação de direita de Sílvio Berlusconi, que deverá ter obtido 29% dos votos, segundo uma sondagem à boca das urnas divulgada pela televisão Sky TG-24.
Segundo a simulação da Sky TG-24, a esquerda também terá obtido maioria no Senado com 163 lugares, mais cinco do que a maioria absoluta de 158 lugares.