O Eurogrupo e as instituições que compõem a troika acabam de validar a lista de reformas preparada pelo governo de Alexis Tsipras. Num comunicado conjunto divulgado no final da reunião do Eurogrupo, os credores consideram que a lista é "suficientemente abrangente" como ponto de partida para conclusão bem sucedida. Mas pedem para Atenas "ampliar a lista".
Corpo do artigo
"Apelamos às autoridades gregas para desenvolver e ampliar a lista de medidas de reforma, com base no regime atual, em estreita coordenação com as instituições, a fim de permitir uma conclusão rápida e bem sucedida da revisão", referem o comunicado.
"O Eurogrupo discutiu hoje a primeira lista de medidas de reforma apresentadas pelas autoridades gregas, com base no atual sistema, que será ainda mais especifica", refere o comunicado divulgado pelo Eurogrupo, que dá como prazo ao "final de abril".
O Eurogrupo concordou em "prosseguir com os procedimentos nacionais com vista a alcançar a decisão final sobre a extensão, até quatro meses", do resgate Atenas.
Já hoje, ainda antes da reunião que decorreu por teleconferência o presidente do Eurogrupo tinha afirmado que a lista de reformas entregue à troika pelo governo grego "são sérias".
"Penso que as medidas são sérias. Mas, não vai ser fácil. Sugerem um primeiro passo. Esta lista não é um novo memorando de entendimento ou um novo acordo. Esta lista é apenas é apenas uma indicação do tipo das reformas que eles gostariam de aplicar, com algumas substituições de [de medidas] e daquelas que eles querem manter", disse o holandês, num diálogo com os eurodeputados, no Parlamento Europeu.