A taxa de inflação na Zona Euro desacelerou para os 1,4% em Junho, face ao mesmo mês de 2009, com Portugal a manter-se nos 1,1% pelo segundo mês consecutivo, divulgou o Eurostat.
Corpo do artigo
Segundo os dados do Eurostat, o gabinete de estatística da União Europeia, a inflação da zona euro caiu dos 1,6% verificados em Maio (a mais alta registada desde Dezembro de 2008), para os 1,4% em Junho.
Nos 27 países-membros da União Europeia, a taxa de inflação de Junho baixou dos 2% (observados em Maio e Abril) para os 1,9%.
As taxas de inflação mais baixas nos Estados-membros, de acordo com o Eurostat, observaram-se na Irlanda (-2,0%), Letónia (1,6%) e Holanda (0,2%), enquanto as mais elevadas registaram-se na Grécia (5,2%), Hungria (5%) e Roménia (4,3%).
O valor de 1,1% para Portugal tinha sido já divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) na segunda-feira, destacando-se as contribuições negativas nas classes do vestuário e calçado e das comunicações.
Como contribuições positivas para a variação homóloga do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), de acordo com o INE, destacam-se as registadas nas classes dos transportes - que ainda assim diminuiu acentuadamente entre Maio e Junho - e da habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis.