As exportações de mobiliário e colchoaria nacional aumentaram 3%de janeiro a maio, somando 452 milhões de euros, com a França a destacar-se como o principal destino das vendas do setor.
Corpo do artigo
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) citados pela Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), o mercado francês absorveu 144 milhões de euros de mobiliário português, detendo uma quota de 32% das exportações, mais 8% do que em igual período do ano passado.
Já as vendas para Espanha, "fruto do período atribulado que [o país] atravessa", recuaram 11%, para 130 milhões de euros), mas, "mesmo em contraciclo, este continua a ser um dos principais parceiros comerciais do setor, absorvendo 29% do volume de vendas".
Segundo a APIMA, "o mercado intracomunitário continua a ser bastante importante para o setor, com a França, a Espanha, a Alemanha, a Suécia, os Países Baixos, Reino Unido, Bélgica, Itália e a República Checa a figurarem no top 10 dos parceiros comerciais e a representarem 79% das exportações".
Angola, com uma quota de 11%, registou até maio um aumento de 33% face a igual período do ano passado, totalizando 49 milhões de euros.
Com este novo aumento das exportações, a taxa de cobertura do setor português de mobiliário é já de 180%, superando a marca alcançada no mesmo período de 2011 (165%).
O setor apresenta agora um saldo superavitário de 200 milhões de euros e "a balança comercial setorial continua a demonstrar sinais de dinamismo, elucidativo do esforço e contributo desta indústria para a economia nacional", destaca a associação.