Os partidos políticos da Finlândia devem decidir, ainda esta semana, se aprovam o resgate financeiro de Portugal e em que condições, garantiu à Associated Press um legislador finlandês.
Corpo do artigo
Kimmo Sasi, que lidera o grupo de trabalho responsável pela elaboração da posição finlandesa, disse, esta terça-feira, que o Ministério das Finanças irá redigir uma proposta com base nas sugestões dos vários partidos.
Esta proposta, acrescentou, será votada no Parlamento ainda esta semana e, se for aprovado o apoio financeiro a Portugal, o ministro das Finanças, Jyrki Katainen, irá dar luz verde à assistência financeira na próxima semana na reunião dos ministros das Finanças da zona euro.
A Finlândia deverá aprovar o resgate financeiro de Portugal, mas esta decisão agora depende da posição dos sociais-democratas, o segundo maior partido, disse, esta terça-feira, fonte parlamentar em entrevista à agência finlandesa STT. O terceiro partido da Finlândia, os Verdadeiros Finlandeses (nacionalista), já anunciou que rejeitará a ajuda a Portugal.
A Finlândia é o único país da União Europeia que tem de obter aprovação do Parlamento para aprovar o resgate financeiro de Portugal e é também um dos seis países da zona Euro avaliados pelas agências de rating com a melhor avaliação possível (AAA).
Portugal vai receber um empréstimo de 78 mil milhões de euros nos próximos três anos ao abrigo de um acordo de ajuda financeira com o Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu e a Comissão Europeia, ficando obrigado a aprovar um conjunto de medidas para reduzir os gastos do Estado que abrangem diversos sectores.