O Governo francês anunciou hoje a criação de um imposto de três por cento para os rendimentos anuais superiores a 500 mil euros, anunciou, esta quarta-feira, o primeiro-ministro francês, François Fillon.
Corpo do artigo
O anúncio foi feito durante uma conferência de imprensa em que o Governo francês anunciou medidas de austeridade no valor de 11 mil milhões de euros em 2012 e de mil milhões de euros este ano.
O imposto adicional sobre as grandes fortunas vai aplicar-se a quem tenha rendimentos anuais acima dos 500 mil euros, e vai manter-se em vigor até que França reduza o défice abaixo do limite de três por cento da União Europeia o que, de acordo com Paris, deverá acontecer em 2013.
O anúncio do Governo francês surge depois de, na terça-feira, milionários franceses, representantes das dezasseis maiores fortunas do país, terem pedido ao executivo para lhes impor um imposto especial de modo a ajudarem a pôr fim à crise, segundo uma petição divulgada na imprensa.
O pedido dos milionários franceses surgiu depois de, a 15 de Agosto, o multimilionário Warren Buffett ter dito aos políticos para deixarem de "mimar" os ricos com isenções fiscais, pedindo para aumentarem os impostos sobre milionários como ele próprio.
Na conferência de imprensa de hoje, o primeiro-ministro francês reviu também em baixa as previsões de crescimento económico em 2011, de dois por cento para 1,75%, e sublinhou que as novas medidas de austeridade vão permitir baixar o défice público para os 4,5% do produto interno bruto em 2012.
Paris tinha inicialmente baseado os seus planos de despesa num crescimento económico esperado de dois por cento em 2011 e de 2,25% em 2012, à medida que a economia tinha começado a recuperar após a crise de 2008.